O Museu ocupa o espaço requalificado da antiga estação da CP daquela localidade e conta com um espólio de mais de 100 peças encontradas na região ou cedidas por outros municípios, onde a tecnologia vai permitir de forma inovadora a inter-actividade com os visitantes.
A nova estrutura museológica de interesse regional, nacional e até internacional, visa complementar a oferta gerada pelo Fluviário de Mora, reforçando assim, o panorama turístico e cultural, tornando o Concelho ainda mais atractivo.
Esta foi das principais apostas da autarquia de Mora para este ano e tem como objectivo aproveitar e potenciar a riqueza arqueológica ligada à arte megalítica existente no concelho alentejano.
Para o presidente da Câmara, Luís Simão, o novo museu vai aumentar o número de visitantes à localidade e isso beneficiará a economia local.
“Será um equipamento de excelência e único no país. Pretende-se inovador, que privilegie a inter-actividade entre o visitante e todo o meio envolvente, dando a conhecer o espólio relativo à presença humana neste território durante a época pré-histórica”, explicou fonte autárquica.
Com mais de 100 peças, algumas com mais de 6500 anos, esta nova estrutura junta-se ao Fluviário de Mora que vai a caminho de um milhão de visitantes.
“Cerca metade das pessoas que vêm ao Fluviário fica pouco tempo.
Queremos que permaneçam cá mais dias e isso só é possível se tivermos mais coisas interessantes para poderem ver”, explicou Luís Simão, autarca de Mora.
O Museu tem preparados filmes em 3D, hologramas e vitrinas inter-activas que nos farão recuar milhares de anos no tempo.
O projecto agora inaugurado, é composto por quatro edifícios distintos, um primeiro direccionado apenas para o Megalitismo e os restantes polivalentes. Onde ficará sediada a Biblioteca Municipal, um espaço destinado a exposições temporárias, bem como uma área de acesso à internet e um espaço para dinâmicas educativas infantis através de conteúdos inter-activos e criação de jogos digitais que se relacionem com a temática do Museu Interactivo do Megalitismo de Mora.