Alunos de doutoramento enfrentam sérios riscos de vir a sofrer de problemas de saúde mental.
Um em cada dois estudantes de doutoramento experiência sofrimento psicológico; um em cada três corre o risco de um transtorno psiquiátrico comum e a prevalência de problemas de saúde mental é maior em estudantes de doutoramento do que na população em geral altamente instruída, funcionários altamente instruídos e estudantes de ensino superior.
Num mundo em que a competição profissional e académica parecem ser cada vez mais desenfreadas e desumanas, um estudo recente de dois investigadores belgas vem, em certa medida, evidenciar e alertar para o quão stressante e mesmo prejudicial pode ser para a saúde mental o nível de exigência académica, nomeadamente entre os alunos de doutoramento.
De facto, de acordo com esta investigação, os alunos de doutoramento correm o risco de ter ou desenvolver um transtorno psiquiátrico comum, como a depressão. Embora estes resultados sejam resultantes de uma pequena amostra – 3659 alunos em universidades da Flandres, na Bélgica, 90% das quais estudavam ciências e ciências sociais – constituem, ainda assim, um complemento importante para a crescente literatura sobre a prevalência de problemas de saúde mental na academia.
Numa importante mensagem enviada num e-mail para a Science Careers destinada aos académicos estagiários que se encontram a lutar contra estes tipos de desafios, os co-autores Katia Levecque e Frederik Anseel da Universidade de Ghent sublinham que estes não estão sozinhos “e incentivam os alunos de doutoramento a apreciar o quão importante é cuidarem de si mesmos. “Os problemas de saúde mental podem-se transformar em ameaças graves para o bem-estar e a carreira e podem ter consequências prejudiciais a longo prazo”, escrevem.
“Então, se alguém está a lutar, é importante “ajudar ou ajudar a procurar ajuda no seu ambiente pessoal, mesmo achando que provavelmente é uma coisa temporária”.
De acordo com a sua pesquisa, 51% dos entrevistados experimentaram, pelo menos, dois sintomas de má saúde mental nas últimas semanas, indicando dificuldade psicológicas. Além disso, 32% relataram pelo menos quatro sintomas, indicando um risco de transtornos psiquiátricos comuns, que era mais do dobro da prevalência entre grupos de comparação altamente instruídos. Os sintomas mais comumente relatados incluem sensação de tensão constante, sentir-se infeliz e deprimido, perder o sono por causa da preocupação e não ser capaz de superar dificuldades ou apreciar actividades do dia-a-dia. O sinal mais significativo de poder estar a experimentar problemas de saúde mental terá sido a dificuldade em cuidar das necessidades familiares devido a compromissos de trabalho conflituantes. As elevadas exigências do trabalho e o pouco controle sobre este foram também associados ao aumento dos sintomas.
Do lado positivo, ter um orientador inspirador parece ter compensado parcialmente esses riscos, assim como o interesse numa carreira académica, mesmo entre os alunos que pensaram que tinham poucas possibilidades de finalmente fazê-lo. Ver um aluno de doutoramento como uma boa preparação para uma carreira não-académica e um valor acrescentado para os empregadores foi também benéfico.
“Quando as pessoas têm uma visão clara do futuro e do caminho que estão a tomar, isso proporciona uma sensação de significado, progresso e controle, que deve ser um factor protector contra problemas de saúde mental”, explicam os autores.
Para Nathan Vanderford, um assistente universitário investigador do desenvolvimento académico da Universidade de Kentucky, em Lexington, que também estuda saúde mental em universitários estagiários, “este estudo sublinha o que há muito se presumiu: que as condições de trabalho e a perspectiva de carreira desempenham um papel fundamental no estado mental dos formandos de doutoramento”, escreveu num e-mail também para a Science Careers.
“Instituições e departamentos há muito que ignoraram os problemas sistémicos de saúde mental entre os alunos de doutoramento”, continua Vanderford. “Dados como este deveriam tornar estas questões incontestáveis e forçar as autoridades destas instituições, por razões éticas e morais, a assumir a responsabilidade de ajudar a proporcionar a estes alunos o apoio de que precisam para atravessar este stressante caminho de obter um doutoramento”. Levecque e Anseel salientam que pequenos passos, como facilitar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal ou” oferecer aos estudantes de doutoramento informações claras e completas sobre expectativas de emprego e perspectivas de carreira, tanto dentro como fora da academia “poderiam ter um impacto positivo significativo.
Os autores acrescentam ainda que “investir nas suas próprias competências de liderança pode realmente fazer a diferença para os alunos de doutoramento”, e encorajam os departamentos de investigação a levarem a sério a questão e aprenderem a detectar sinais de potencial sofrimento emocional. Gail Kinman, professor da Universidade de Bedfordshire no Reino Unido, corrobora desta opinião. Os “IPs” devem procurar os alunos que se isolam, que parecem ansiosos e afastados, que não estão a cumprir prazos. Ninguém espera que os orientadores possam diagnosticar problemas de saúde mental, mas deveriam ser capazes de detectar mudanças nos seus alunos e ter o conhecimento necessário para encaminhá-los para apoio”, acrescenta.
Embora esta pesquisa fosse limitada à Flandres, muitas das características de trabalhar para um doutoramento são semelhantes em todo o mundo, tornando os resultados generalizáveis, argumentam os autores. De facto, estes esperam que o estudo, que gerou debate no Twitter, ajudará a romper o silêncio em torno dos problemas de saúde mental no mundo académico. “É um segredo público que o medo do estigma, retaliação ou o impacto negativo esperado na carreira futura muitas vezes inibe as pessoas que sofrem de problemas de saúde mental de torná-los públicos”, escrevem. Essa falta de visibilidade é problemática pois, ao sentirem-se isolados, pode fazer com que a saúde mental dos alunos se deteriore ainda mais e significa também que existe menos pressão sobre as instituições e as pessoas responsáveis para enfrentar o problema.
Mais do que demonizar a academia”, devem ser tomadas medidas, enfatizam os autores. Como académicos, tivemos já a nossa quota-parte de lutas e desafios a superar, mas ainda pensamos que esta é uma das carreiras mais gratificantes e significativas que se pode ter. Por isso, se existe um problema, vamos fazer algo sobre isso fazer deste um óptimo local para trabalhar novamente. Para todos.”
Texto baseado no artigo “Ph.D. students face significant mental health challenges” e no paper “Work organization and mental health problems in PhD students”