A Amnistia Internacional escreveu a cerca de 3150 escolas portuguesas a apelar que autorizem os alunos a participar na Greve Climática Global desta sexta-feira, dia 27 de Setembro.
A mensagem seguiu para estabelecimentos de todos os níveis de ensino, públicos e privados, incluindo conservatórios e escolas profissionais. Na carta, assinada pelo secretário-geral da organização, Kumi Naidoo, lê-se: “O direito a um planeta habitável é como o Artigo Zero dos direitos humanos. É um direito inato que, infelizmente, as gerações mais novas foram obrigadas a reivindicar“.
o envolvimento das gerações mais novas é exemplar e tem de trazer e incentivar todas as outras pessoas, de todas as outras gerações, pois o tema vai condicionar as nossas vidas num futuro que se julgava distante, mas que já é presente“.
A Amnistia Internacional entende que a participação de crianças e jovens nesta iniciativa de mobilização cívica pelo combate às alterações climáticas não deve ser limitada, bem pelo contrário. As escolas, os pais e todas as comunidades educativas devem participar e tomar parte desta acção que é, hoje, a maior aula do mundo para a humanidade. Além disso, a participação na Greve Climática Global enquadra-se no exercício do direito de liberdade de expressão e reunião, um direito fundamental que a todos assiste“.
Transferência Bancária
Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL
Pagamento de Serviços
Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)
Pagamento PayPal
Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]
Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.