Andy Wachowski revela-se Lily Wachowski
“Sim, sou transgénero”
Depois de Lana é a vez de Lily. Ou seja, os outrora manos Wachowski, autores da trilogia The Matrix, passarão doravante a ser conhecidos como as manas Wachowski. Isto depois de ontem, Terça-Feira, Andy ter anunciado a sua mudança de sexo e assumir-se como mulher.
Foi no meio LGBT intitulado Windy City Times, citado pela Variety que a realizadora publicou a sua mensagem, sublinhando que se sentiu pressionada por ameaças da imprensa de antecipar a notícia antes dela própria o fazer. “Sim, sou transgénero; sim, fiz a transição”.
“Ser transgénero não é fácil”, alegou. “Vivemos num mundo binário de género forçado. O que significa que quando és transgénero tens de enfrentar a dura realidade e viver o resto da tua vida num mundo abertamente hostil para ti”, sublinhou. No entanto, insistiu: “Continuarei a ser optimista”.
Registe-se que o anúncio de mudança de sexo de Lana ocorreu pouco antes da promoção do filme Cloud Atlas, em Toronto, em 2011, onde, de resto, tivemos oportunidade de participar e entrevistar Lana e, na altura, Andy Wachowski. Na altura, também, percebia-se o esforço de Andy para se mostrar ‘macho’ ao passo de uma libertada Lana diante da sua feminilidade.