O ministro das Relações Exteriores de Angola, acompanhado de altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores (MREX), esteve em Díli para participar nas comemorações do 25º Aniversário da data do referendo realizado em Timor-Leste e para manter encontros de trabalho sobre assuntos bilaterais e internacionais.
À sua chegada, Téte António, foi recebido no Aeroporto Internacional «Presidente Nicolau Lobato» por José Andrade de Lemos, Embaixador de Angola em Timor-Leste.
Segundo a Nota de Imprensa do MIREX tornada pública, o 25º Aniversário da Consulta Popular marcou “o ponto fundamental na história de Timor-Leste”.
Os representantes oficiais de Angola participaram na sessão solene no Parlamento Nacional, num talk-show especial com a participação do Presidente da República (José Ramos-Horta), do Primeiro Ministro (Kay Rala Xanana Gusmão) e do Secretário-Geral das Nações Unidas (António Guterres) e outras individualidades internacionais, como antigos Chefes de Estado e de Governo.
O ministro das Relações Exteriores de Angola, em representação de João Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, seguiu depois para a República Popular da China para participar na 9ª Conferência de Cooperação China-África (FOCAC-9) que está a decorrer neste país até ao próximo dia 7 de Setembro.
O FOCAC é um fórum que se realiza na China ou num país do continente africano, em alternância, e foi fundado em 2000 na Primeira Conferência Ministerial que teve lugar em Beijing.
por Luís dos Santos, Angola