Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Fevereiro 26, 2025

Angola organiza primeira conferência científica sobre Coronavírus

Em Angola prepara-se a primeira Conferência Científica no país sobre o Coronavírus. O evento está a ser  organizado pela Universidade Privada de Angola (UPRA) e o palestrante de honra é o Prof. Doutor Filomeno Fortes, Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

A Universidade Privada de Angola (UPRA), cujo reitor é o Prof. Doutor Pinto de Sousa, antigo Bastonário da Ordem dos Médicos de Angola, em parceria com o Centro Policlínico Universitário (CEPOU), estão a organizar a primeira reunião científica no país sobre o Coronavírus (Covid-19), a ter lugar no próximo dia 12 de Março, às 9 horas, no Auditório da UPRA, em Talatona, Luanda.

O conferencista de honra convidado para proferir a conferência é o Prof. Doutor Filomeno Fortes, actual Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

Uma combinação de SARS e HIV

O médico Peng Zhiyoung, director do Hospital de Zhongnan da Universidade de Wuhan (China), em declarações prestadas no final de Fevereiro ao The Global Times, referiu que os efeitos do Coronavírus no ser humano são como “uma combinação de SARS e AIDS”.

No início da segunda quinzena de Fevereiro o especialista forense do Tongji Medical College da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong já tinha realizado autópsias em alguns pacientes falecidos devido ao Covid-19, publicados no Journal of Forensic Medicine, com conclusões idênticas.

Fonte: China-Barcroft Media / Getty Images

O Coronavírus (COVID-19) é o nome que a Organização Mundial de Saúde deu à doença que tem vindo a causar infecção respiratória grave. Este vírus foi identificado pela primeira vez no final de 2019, na China, em Wuhan.

Por ser importante saber em detalhe o que é o Coronavírus, quais os sintomas, qual o período de incubação, como se transmite, que medidas devem ser tomadas para a sua prevenção, qual o tratamento e o que deve ser feito em causa de suspeita de infecção, a UPRA decidiu organizar esta importante Conferência Científica.

O Jornal Tornado publicou recentemente uma notícia sobre a tomada de decisão política do governo de Angola em relação ao Coronavírus.

E no seguimento dessa notícia, entrevistou Wilson Tavares, um jovem cientista angolano que está a realizar o doutoramento, precisamente, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

Quem é o conferencista Filomeno Fortes

O Prof. Doutor Filomeno Fortes é o actual Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

Tornou-se especialista em saúde pública, doenças tropicais, epidemiologia e especificamente no controlo da Malária. O Prof. Doutor Filomeno Fortes, em Angola, foi Director do Programa Nacional de Controlo de Endemias, Chefe do Departamento de Controlo de Doenças da Direcção Nacional de Saúde Pública e Director do Programa de Controlo da Malária.

Ao nível internacional, foi nomeado, em 2012, secretário-geral da Federação Internacional de Doenças Tropicais e recentemente, em 2019 foi convidado para exercer o cargo de Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -