Seção Especial de Justiça, 1975, realizado por Costa-Gavras.
Há uma diferença entre Justiça e Direito Judiciário.
A Justiça é um ideal divino. O Direito Judiciário é um campo de batalha onde as forças políticas e sociais se confrontam à sombra da lei.
Não se deve confundir Justiça e Direito Judiciário. Não se deve conferir aos juízes humanos uma aura de imparcialidade, esses precisam estar sob a vigilância da sociedade para não se arrogarem de deuses justiceiros tal como certo árbitro de Curitiba, o Führer da Lava-Jato.
Este filme de Costa-Gravas é mais do que atual, apesar de antigo, a História se repete, Seção Especial, mostra a criação de um tribunal de exceção e de uma lei penal de caráter retroativo (ex-tunc), nos anos 40, na França submetida ao jugo nazi-fascista.
Portanto, qualquer semelhança com um tribunal de exceção de Curitiba – PR, Brasil, que age sob a aprovação de um STF que permite o fim da presunção de inocência e a aprovação da prisão em 2ª instância, em pleno século 21, não será mera coincidência.
Por Animal Politico – YouTube | Texto em português do Brasil
O caráter comunitário da filosofia de Aristóteles resulta das diversas formas de análise da política que o filósofo apresenta na articulação dos seguintes aspectos: a tese de que o ser humano é um animal político; o modo como esta é realizada na comunidade política, na qual o logos se manifesta como atividade discursiva compartilhada; o cultivo de determinadas virtudes ético-políticas presentes na convivência humana, sobretudo, a amizade; a autossuficiência do cidadão e o seu vínculo com a autarquia da comunidade política. A retomada de um moderno conceito de comunidade, na tentativa de reatualizar os princípios gerais do comunitarismo aristotélico, pode ser compatível com determinadas teses liberais, sobretudo a questão da liberdade (autonomia) individual e o fato do pluralismo ético e político nas sociedades modernas.
Aristóteles e o sentido político da comunidade ante o liberalismo
Cesar Augusto Ramos
Professor titular do Departamento de Filosofia da PUC-PR,
[email protected]
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.