O secretário geral da ONU, António Guterres, apresentou nesta terça-feira (11) suas propostas para melhorar o trabalho da organização multilateral no futuro.
A iniciativa busca fortalecer a prestação de contas e a transparência em todo o sistema e proporcionar maiores incentivos para a ação integrada, indicou o titular das Nações Unidas.
Também procura fazer com que as equipes da ONU nos países apresentem relatórios e conduzam seu trabalho em uma escala que responda às necessidades e prioridades nacionais, acrescentou.
Para que isto ocorra, disse o secretário geral, o plano propõe ações a curto e médio prazo necessárias para uma transição sem problemas, com um horizonte temporário de 18 a 24 meses.
O projeto começa com ações imediatas para a fase de implementação marcha do novo modelo de sistema coordenadores residentes: isto inclui o estabelecimento de uma plataforma de financiamento para receber, consolidar, administrar e contabilizar as contribuições e transações, detalhou.
Igualmente, referiu-se a possíveis mudanças nos processos de seleção e capacitação de coordenadores residentes e à importância de manter uma paridade de gênero e melhorar o equilíbrio geográfico desses representantes.
Guterres precisou que o novo sistema demanda 290 milhões de dólares.
Contamos com que os Estados membros atuem em função dos compromissos assumidos, pois o sucesso destas reformas é uma responsabilidade compartilhada, sublinhou.
O diplomata português pediu para que seja assegurado o financiamento ‘para que possamos ampliar nossa resposta à Agenda 2030’.
De acordo com o secretário geral, a ONU está mais perto do que nunca de um sistema de desenvolvimento reformado que responda às expectativas e aspirações das pessoas.
Guterres promove uma reforma dentro da ONU desde sua chegada ao comando no ano passado, a fim de adaptar às circunstâncias atuais e melhorar a resposta da organização em todo mundo, segundo disse.
Texto em português do Brasil
Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.