O raro clima desportivo que se tem feito sentir nos últimos meses tem ajudado um dos campeonatos mais periféricos da Europa a ganhar um lugar de destaque. Falámos da Liga da Bielorrússia, uma das poucas competições oficiais de futebol que continua em actividade.
Composta por 16 clubes, a Vysshaya Liga tem atraído a atenção dos sites de apostas desportivas e dos adeptos de futebol em geral. Na categoria de futebol do Betway.pt, o campeonato bielorrusso é um dos poucos que continua à disposição dos apostadores. Ainda assim, nem mesmo os mais fanáticos adeptos do desporto-rei parecem estar familiarizados com a realidade futebolística da Bielorrússia.
Um eterno campeão e um novo grande clube
Um ex-país soviético, a Bielorrússia é a casa de mais de 9 milhões de pessoas e é governada pelo controverso Presidente Aleksandr Lukashenko. Em termos futebolísticos, o país está longe de ser uma grande potência. Com uma selecção humilde e um campeonato pouco atractivo, a Liga da Bielorrússia tem sido completamente dominada pelo BATE Borisov. O clube chegou a participar na fase de grupos da Liga dos Campeões e venceu 13 campeonatos consecutivos entre 2006 e 2018. No ano passado, no entanto, um leque interessante de contratações permitiu ao Dinamo Brest arrecadar o primeiro título da sua história. Entre os campeões de Brest encontrava-se mesmo um jogador português: Dénis Duarte, defesa-central de 25 anos que chegou a representar a equipa principal do Vitória de Guimarães.
Grandes e pequenas estrelas
Com um plantel claramente acima da média, o Dinamo Brest é mais uma vez o grande favorito à conquista da recém-iniciada edição de 2020 da Vysshaya Liga. É lá que joga o jogador de maior reputação de todo o campeonato, o ponta-de-lança ucraniano Artem Milevskyi, assim como Georgios Katsikas, um central grego que chegou a representar o PAOK durante 4 temporadas. Mas o clube da cidade de Brest, onde vivem menos de 300.000 habitantes, teve como momento alto da sua história a colaboração com um dos maiores jogadores de sempre. Em 2018, numa jogada publicitária de mestre, os bielorrussos contrataram o astro argentino Diego Maradona para desempenhar a função de presidente honorário! A aventura durou pouco tempo, mas a presença de Maradona parece ter contribuído com aquela pequena dose de magia que estava a faltar ao campeonato bielorrusso… Depois de 13 monótonos anos de BATE Borisov, o país conhecia finalmente um novo campeão.
Liga da Nicarágua também tem vindo a ganhar destaque
Embora seja o único campeonato europeu em actividade, a Vysshaya Liga não é a única competição de futebol presente na Betway. Outra “pequena” competição que tem vindo a ganhar lugar de destaque tem sido a Liga da Nicarágua. Menos previsível do que o campeonato bielorrusso, o futebol da Nicarágua tem sido dominado pelo Diriangén e pelo Real Estelí, que contam com 27 e 16 campeonatos, respectivamente. Ainda mais estranhas e remotas do que os jogos da Bielorrússia, todas as partidas do campeonato estão à disposição dos apostadores de futebol através dos sites da Betway. Se não consegue mesmo passar sem futebol, estas 2 ligas talvez possam servir de inspiração para combater a monotonia dos últimos meses. Mas lembre-se, estes “craques” podem não estar ao nível das estrelas que estamos habituados a acompanhar…
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.