De acordo com a Gallup, 75% das pessoas que se demitem dos seus empregos fazem-no por causa das suas chefias directas, confirmando a expressão “as pessoas não se demitem de empresas, mas sim de chefes.” A má liderança causa perdas para companhias e indivíduos – e para a sociedade. Um outro estudo revela que 65% dos americanos admitem preferir mudar de chefia do que receber um aumento, demonstrando que o dinheiro não é o único parâmetro para a felicidade e motivação. Maior diversidade nos cargos de liderança e maior atenção à felicidade no trabalho pode aumentar a produtividade e retenção.
Na maior parte do mundo, a noção de liderança é tão masculina que a maioria das pessoas tem de se esforçar sobremaneira para se lembrar de um nome de uma mulher líder. A eleição presidencial nos EUA está a ser vista por muitos como uma oportunidade para virar uma página da história com várias candidaturas credíveis femininas, que lutam contra este preconceito.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.