Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Novembro 4, 2024

Associação Voa-Inclusão para a Deficiência inaugurou sede

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Há cerca de três anos um grupo de sobralenses pensou criar uma associação para ajudar a inclusão de crianças e jovens com necessidades especiais. Pouco depois formalizaram a criação da Associação Voa e dois anos volvidos concretizaram o sonho de ter instalações próprias.

A Associação Voa nasce de um grupo de pais preocupados com a inclusão e consciencialização e tem como missão principal o apoio a pessoas com necessidades especiais, de todos os grupos etários”.

A sede da Voa – Inclusão para a Deficiência está no concelho de Sobral de Monte Agraço, em instalações cedidas pela Câmara Municipal. A partir de agora a Voa passa a ter condições “para que ninguém fique para trás e cria os alicerces para que todos possam ser felizes”, referiu César Lourenço, presidente da direcção, acrescentando que “podia ter sido um caminho mais rápido e menos cansativo, mas não era a mesma coisa. Durante estes três anos aprendemos a conhecer melhor aqueles que nos rodeiam. Com a ajuda de muitos chegámos aqui e agora podemos ajudar mais”.

Helena Luís, também da direcção da associação, afirmou na ocasião que o “objectivo é aproximar terapias para crianças com necessidades especiais, evitando que os pais tenham de se deslocar a Lisboa. É uma resposta a uma carência sentida por algumas famílias”.

Na inauguração esteve presente José Alberto Quintino, presidente da Câmara Municipal, que felicitou “este grupo de corajosos que iniciou este projecto” e manifestou a disponibilidade da autarquia em ajudar a associação.

Sempre dissemos que estamos disponíveis para ajudar, sendo uma mais-valia para o nosso concelho e os concelhos vizinhos. O grupo foi crescendo e era importante ter uma sede para ter melhores condições, por isso o município ofereceu este espaço que se tornou funcional e muito aprazível”.

Para melhorar os serviços prestados pela associação foi assinado um protocolo com o Instituto do Cérebro, através de Sofia Carvalho, passando a ser possível ter disponíveis no Sobral serviços técnicos de terapia ocupacional, terapia da fala, terapia familiar, psicoterapia, psicomotricidade, psicopedagógico e neuropsicologia.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -