“Auto-retrato”, de Van Gogh. Vincent van Gogh foi um importante pintor holandês, um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista.Juntamente com Rembrandt, ninguém terá pintado mais auto-retratos, o que normalmente é apontada a razão de o pintor se encontrar quase sempre com problemas de dinheiro. Terá sofrido com facto, que o diminuía, face ao trabalho que deixava de realizar.
Este quadro psicológico é facilmente conclusivo de estarmos perante alguém que muito facilmente ia de “cá para lá” e vice-versa. Aquele olhar angustiado não preconizava nada de bom à sua vida futura, presumindo-se que a sua errática atitude psicológica se interligasse na avalancha pictórica da sua imaginação.
Infelizmente a foto é fraquinha, não mostrando a curiosidade técnica de como pintou o casaco.
Vincent van Gogh 1853 – 1890
Van Gogh foi considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ciou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. As suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e auto-retratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna.
Vincent van Gogh foi um pintor pós-impressionista, cujo trabalho, notável por sua beleza, emoção e cor, influenciou a arte do século 20. Durante sua vida, lutou contra uma doença mental, manteve-se pobre e praticamente desconhecido enquanto viveu.
Morreu aos 37 anos, em França, decorrente de ferimento causados por uma tentativa de suicídio com uma arma.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.