“Depois que o seu acusador se transformou no ministro de Bolsonaro, ficou clara a estratégia da prisão do ex-presidente Lula”, diz Boaventura
O cientista social português Boaventura de Sousa Santos, colunista do 247, gravou um vídeo chamando para participação de atos Lula Livre pelo mundo.
Assista:
Boaventura de Souza Santos, Cientista Social e diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) de Coimbra, convoca o ato por #JornadaLulaLivre pelo mundo. pic.twitter.com/15UetKbHy5
— Jornalistas Livres (@J_LIVRES) 2 de abril de 2019
O Comitê Lula Livre divulgou nesta segunda-feira (1º) um vídeo de convocação para as mobilizações populares pela libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, organizadas pelo coletivo entre os dias 7 e 10, em cidades de todo o Brasil e também no exterior. No próximo domingo (7), completa-se um ano da prisão política do ex-presidente, depois de ter sua condenação confirmada em segunda instância, no caso que ficou conhecido como o “triplex do Guarujá”, em processo cercado de irregularidades.
As manifestações iniciam-se, na prática, já na sexta-feira (5), quando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad inicia a caravana Lula Livre a partir de Porto Alegre, seguindo para Florianópolis no sábado, e chegando domingo a Curitiba, onde Lula está preso. Neste dia, movimentos populares e organizações políticas de 16 países, incluindo o Brasil, irão realizar ações articuladas na Jornada Internacional Lula Livre.
Na capital do Paraná, a caravana junta-se aos milhares de apoiadores do ex-presidente esperados e realizam um dos dois grandes atos nacionais organizados pelo Comitê em defesa da democracia e pela liberdade de Lula. O outro ato será em São Paulo.
Texto em português do Brasil
Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado