Os Bonecos de Santo Aleixo estão de regresso à cidade de Évora, para uma temporada na Biblioteca Pública. De 12 a 17/12 sempre às 18:30. Encerra-se, assim, o ciclo da programação Marionetas e Património.
Já vão longe os tempos em que no Alentejo o teatro dos títeres era uma das poucas diversões das gentes destes lugares, mas a verdade é que os bonecos não perderam o brilho e continuam a encantar o público na aldeia de Santo Aleixo que lhes deu o nome, onde a memória destas “figuras de pau” continua a alimentar conversas, mas também em muitos cantos do mundo onde a magia do espectáculo parece até fazer esquecer a barreira da própria língua.
Existem registos da sua existência já no século XVIII, como nos diz Padre Joaquim da Rosa Espanca in “Memorias de Vila Viçosa”, onde refere terem sido apreendidos e mandados queimar títeres de Santo Aleixo, em 1798.
Estas marionetas actuam num pequeno retábulo de madeira que possui uma rede dupla de cordéis, colocada verticalmente entre os bonecos e o público. A iluminação é feita através de candeias de azeite e possui cenários pintados em cartão.
As marionetas são títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas de menor dimensão – entre vinte a quarenta centímetros – e extremamente simples. O acompanhamento musical é feito por uma guitarra portuguesa
O reportório que se apresenta nestas sessões é o Auto do Nascimento do Menino Jesus, Passo do Barbeiro, as saiadas para além do Baile dos Anjinhos com que se iniciam todos os espectáculos e a Tourada que faz o seu encerramento.