Encontra-se em curso, na vila do Cadaval, a empreitada de construção do Centro de Saúde – Unidade de Saúde Familiar, que conta com um valor de execução na ordem dos 700 mil euros.
O novo equipamento pretende melhorar a qualidade e o acesso aos cuidados primários de saúde no concelho, estando prevista a sua conclusão para o início do próximo ano.
A obra esteve suspensa por questões técnicas relacionadas com as fundações. A construção foi, por esse motivo, alvo de uma prorrogação do prazo, que passou para 15 de Janeiro de 2018. Ao valor contratualizado em Fevereiro, que orçava em cerca de 657 mil euros, foi acrescentado, três meses depois, um contrato adicional de perto de 31 mil euros, destinado a “trabalhos de reforço de fundações”.
A construção do Centro de Saúde do Cadaval conta com uma comparticipação financeira FEDER de cerca de meio milhão de euros, decorrente de candidatura efectuada pela Câmara Municipal e aprovada pelo Programa Operacional do Centro 2020.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo suporta a “componente nacional elegível”, ao abrigo de contrato-programa celebrado com o município. Refira-se que esta operação tem por base não apenas a empreitada de construção do equipamento, mas também a elaboração dos respectivos projectos, num investimento global orçado em mais de 800 mil euros.