Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Novembro 5, 2024

Torres Vedras valoriza aqueduto gótico

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A Câmara Municipal de Torres Vedras está a proceder à limpeza arbórea da área confinante ao Aqueduto de Torres Vedras. Esta intervenção, realizada em parceria com os respectivos proprietários, pretendeu valorizar e preservar o monumento.O material lenhoso resultante da mesma será utilizado para o projecto Lenha Solidária, o qual está a ser dinamizado pela Junta de Freguesia da cidade, em parceria com um conjunto de instituições da respectiva área geográfica de actuação, entre as quais a Câmara.

O Aqueduto é uma obra utilitária de arquitectura gótica que se estende por mais de dois quilómetros, tendo sido edificado para abastecer o Chafariz dos Canos, situado na Idade Média à entrada da então vila de Torres Vedras.

Está localizado numa das entradas da cidade e atravessa o rio Sizandro. Apresenta uma estrutura de grandes dimensões cujos canais, quando passam à superfície, se dispõem em dois registos de arcos de volta perfeita sobrepostos. Nos locais em que o Aqueduto passa sobre o rio Sizandro e sobre a estrada que liga Torres Vedras a Runa apresenta apenas um arco monumental. Sofreu várias obras de reconstrução e restauro, nomeadamente no século XVIII e, mais recentemente, em 1990. Está classificado como monumento nacional.

Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -