O Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, em Torres Vedras, venceram em três categorias no campeonato do mundo da modalidade, o Robocup, que teve lugar em Nagoya, no Japão.
Desde 2007 que aquela escola alcança títulos mundiais em robótica, resultado de um trabalho que envolve uma equipa de sete professores e uma psicóloga. O Clube de Robótica tem actualmente 50 alunos, 13 dos quais foram agora ao Japão conquistar mais três vitórias, nas categorias de “futebol robótico”, “busca e salvamento” e “on stage”.
O Agrupamento de Escolas de São Gonçalo fez-se representar no RoboCupJunior, competição destinada a jovens com idades entre os 11 e os 19 anos, que tem como principal objectivo fornecer um local para a aprendizagem colaborativa de todos os membros da equipa, através da cooperação, enfrentando diferentes desafios e competindo em diferentes temas.
O Ministério da Educação saudou, a propósito deste mais recente êxito, o trabalho desenvolvido por este clube no desenvolvimento do interesse dos jovens pela Ciência e Tecnologia.
Foto: DR