Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Agosto 31, 2024

Campo Maior mostra geometria de João Bruno Videira

Pneus que são puffs, pedras que viram esculturas, cubos que se transformam em cadeirões. Na madeira, no ferro e na lã encontrou a matéria-prima. No solo alentejano a inspiração.

O autor “deixou para trás” a voz que dava às palavras. Pôs as mãos a tecer sentidos. Criou peças de mobiliário e produziu artesanato com assinatura que já anda pelo mundo.

A inauguração da exposição “Geometria dos Sentidos”, de João Bruno Videira, tem data marcada para esta sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, pelas 15h30, no Centro de Ciência do Café (CCC), em Campo Maior.

 

Da fusão entre artesanato e design resulta a reinvenção de saberes tradicionais. Há jogos de cores que ora expressam séries de bancos baptizados por “Arraiolos” ora inovam a arte da tapeçaria, que celebrizou a vila alentejana do distrito de Évora. Cadeira Évora, Pedra de Lã, Dodecaedro, Cadeira Cubo, Banqueta ou Cubo Lisboa são os nomes emprestados a outras obras do artesão e designer autodidacta.

João Bruno Videira nasceu em Tomar a 28 de Dezembro de 1973. Licenciado em Ciências da Comunicação fez o seu percurso como jornalista da RTP e produtor de vídeo independente. Despediu-se do mundo televisivo e cumprimentou o universo artesanal, adoptando-o como a sua nova forma de expressão.

2006 fica registado como o ano oficial da criação da marca “água de prata”. Dois anos depois foi finalista da primeira edição do “Prémio Nacional das Indústrias Criativas”, promovido pela Unicer e a Fundação de Serralves. E em 2010 representa Portugal na “Palermo Design Week” (Itália), em 2010.

“Geometria do Sentidos” pode ser visitada semanalmente das 10h00 às 18h00 e aos fins-de-semana das 10h00 às 14h00, na Herdade das Argamassas, onde nasceu o espaço idealizado pelo comendador Rui Nabeiro. Até 24 de Março, no espaço de Exposições Temporárias.

Pode visitar as obras do artesão João Bruno Videira através do seu portfolio.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -