Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 17, 2024

Carlos II

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Carlos II”, de Juan Carreño de Miranda. Foi um pintor do barroco espanhol.

Este rei imbecil, deformado desde nascença, devido à insistência dos Habsburgo em não se propiciarem cruzamentos sanguíneos, tendo procriado sempre entre si, originou, com a sua impotência, o fim da Casa de Áustria em todo o império espanhol.

O pintor consegue dar profundidade à sala através dos espelhos. Um sumptuoso cortinado na linha da influência veneziana e o xadrez do chão, são os motivos de alguma exuberância da cor.

O aspecto doentio daqueles olhos mortiços e o alongamento anormal daquele queixo de “marca”, mas ainda mais saliente do que os seus antepassados, fazia adivinhar o fim de uma importância histórica que iniciaria as Espanhas num processo irreversível de queda contínua.

Informação adicional

Artista: Juan Carreño de Miranda
Título: Carlos II
Criação: 1675


Nota de edição

Juan Carreño de Miranda
1614-1685

Juan Carreño de Miranda foi um pintor do barroco espanhol. É considerado, após Velázquez, o maior nome da chamada Escola de Madrid. Destacou-se no panorama pictórico cortesão da segunda metade do século XVII, em especial no reinado de Carlos II. Introduziu um estilo que mescla a solidez estrutural com um notável gosto pela cor. Sofreu influências tanto das gerações precedentes de artistas locais (nomeadamente Velázquez) quanto dos pintores estrangeiros responsáveis por introduzir novas directrizes ao barroco madrileno, como Ticiano, van Dyck e Rubens.

Prolífico, produziu um grande número de obras, notáveis pela variedade de temas e técnicas pictóricas e, sobretudo, por sua extraordinária maestria no tratamento das gamas cromáticas. Especializou-se em cenas de carácter religioso e na retratística. Em 1669, foi nomeado pintor do rei, dedicando-se a partir de então à representação da família real e dos membros da corte madrilena.

Fonte: Wikipédia (texto e imagem)


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Uma Aventura | Na Caixa

Mentores espirituais

Manuel de Azevedo

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -