“Carlos VII”, de Jean Fouquet. Jean Fouquet é o pintor francês mais importante do século XV.Parece ter sido, Fouquet, quem pintou, pela primeira vez na Europa, um retrato de meio corpo. Ele é o pintor francês mais importante do século XV. Gosta de fortes tonalidades que lhe vem da sumptuosidade do chamado Gótico Internacional. Faz a transição para o Primeiro Renascimento e dá à pintura francesa um carácter e uma modernidade definitivas.
Chamo a atenção para o aspecto das mãos, envoltas numa deslumbrante roupagem de mangas de vison, onde o artista encontrou uma solução técnica interessante e plausível.
O olhar frio, mas algo vítreo, e distante do rei, pertence à segunda fase da sua personalidade. Porque enquanto delfim e durante uma parte da sua luta contra os ingleses, era um homem indeciso, fraco, de quem a maioria dos franceses não gostava.
Informação adicional
Artista: Jean Fouquet
Dimensões: 85 cm x 70 cm
Local: Museu do Louvre
Material: Óleo
Criação: 1445
Género: Retrato
Período: Renascimento nórdico
Nota de edição
Jean Fouquet
1420-1481
Foi o mais importante pintor francês do século XV do começo do Renascimento. Era um mestre na criação de painéis e iluminuras e renovou a pintura francesa no século XV.
Formado na tradição francesa do Gótico Internacional, desenvolveu um novo estilo integrando as fortes tonalidades cromáticas do gótico, com a perspectiva e os volumes italianos, assim como a inovação naturalista dos artistas flamengos. Muito reconhecido em seu tempo, depois sua obra foi esquecida até sua redescoberta no século XIX pelos românticos franceses e alemães, interessados na arte medieval.
Pouco se sabe sobre sua vida, mas é certo que esteve na Itália, onde elaborou um retrato para o Papa Eugênio IV. Segundo Giorgio Vasari, foi um artista muito admirado na Itália. Foi o pintor da corte de Luís XI.
Os seus desenhos eram cuidadosamente pensados de antemão. Conhecia os aspectos técnicos necessários para captar a atenção do espectador mediante una composição que se baseava em círculos, na Proporção áurea e em polígonos regulares.
Fonte: Wikipédia
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.