Este ano o Carnaval de Verão de Santa Cruz avançou algumas semanas para o mês de Junho, mas manteve o figurino dos últimos anos, com o desfile de vários grupos de bombos, menos mas ainda alguma presença de escolas de samba, cabeçudos, Zés Pereiras e muitos espontâneos.
Desde as obras de requalificação de Santa Cruz que passou a ser impossível a circulação dos carros alegóricos do Carnaval de Torres. Mas este ano lá esteve o carro do grupo carnavalesco Lúmbias, meio alegórico e meio trio eléctrico.
O povo foi numeroso nas ruas do centro de Santa Cruz, beneficiando de uma temperatura amena e também do facto de se juntar à festa a noite de S. João, já que no Páteo também houve arraial de santos populares com música ao vivo e sardinhada. Vários ingredientes que transformaram o serão numa noite de sábado muito animada.
De acordo com a organização, a Promotorres, o evento constitui-se como um encontro de festas de Carnaval do país. Contou com cerca de 600 participantes a dar forma ao desfile que passou pelas principais artérias da estância balnear. Associações carnavalescas e grupos de mascarados do Carnaval de Torres Vedras também marcaram presença, assim como cabeçudos e Zés Pereiras, que durante a tarde já tinham animado as ruas de Santa Cruz.
Segundo a Câmara Municipal, o Carnaval de Verão contou com as representações de duas cidades que compõem a Rede de Cidades do Carnaval da Região Centro (a qual Torres Vedras também integra), com Estarreja e Ovar a figurarem entre os grupos de percussão e samba que desfilaram em Santa Cruz nessa noite. A festa terminou como habitualmente com um espectáculo de fogo-de-artifício.