Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Fevereiro 22, 2025

Casas comunitárias de estudantes organizam a “Semana das Repúblicas”

rep cartazEstá a decorrer em Coimbra até ao próximo dia 5 de Abril a “Semana das Repúblicas”, um evento que, depois de alguns anos de interregno, volta a ser organizado pelo Conselho de Repúblicas, que reúne as 25 “Repúblicas” e “Solares” de estudantes de Coimbra.

Estas ancestrais casas comunitárias de estudantes de Coimbra, verdadeiros marcos da “diferença” e tradição da Academia coimbrã, estão em festa, com um conjunto de eventos que envolvem concertos, jantares, roteiros e performances. Numa altura em que a Universidade de Coimbra integra o Património da Humanidade da Unesco, as repúblicas – a contas com sérios problemas de existência no futuro devido à nova Lei do Arrendamento – querem afirmar a sua presença e relevância histórica na Academia coimbrã. As repúblicas, que eram casas protegidas antes da aprovação da nova Lei do Arrendamento pela anterior maioria PSD-CDS, pretendem que se volte a regular a sua excepcionalidade na Lei.

Até ao próximo dia 5 de Abril, as repúblicas abrem as portas com várias iniciativas

A “Semana” que arrancou com uma festa “Anos 60”na República Rosa Luxemburgo, prossegue hoje, quinta-feira à noite, com a Festa da Primavera na “Rás-Teparta” e um concerto pelo Social Experiment na República da Baco, a partir da meia-noite.

Para sexta-feira, o programa prevê um debate pelas 17 horas na Real República da Prá-Kys-Tão sobre a temática da “Habitação: acção, criação, informação”, em que se deverá discutir a situação destas casas comunitárias face à Lei do Arrendamento Urbano. Pelas 20 horas terá lugar a pintura de um mural no “Farol das Ilhas”. Uma Tuna brasileira actua à noite na “Bota-Abaixo”.

rep +++

No sábado, 2 de Abril, vai haver uma performance e jantar nos “Açorianos” e uma noite animada na “Real República Trunfé-Kopos” pela Estudantina Feminina de Coimbra, um concerto de rock e DJ’s.

Domingo há um “Sotão Lúdico” no “Kuarenta”, um jogo de futebol e cinema mudo nos “Corsários das Ilhas”.

Segunda-feira é dia para jogos teatrais na “Bota-Abaixo”, “Jantar Feminista” nas “Marias do Loureiro” e actuação dos “O Complexo d’Épico” na República dos Inkas.

A Semana das Repúblicas termina na terça-feira, dia 5 de Abril, com um “Peddy Paper”, uma “Tainada Comunitária” no Jardim da Sereia e os “Sons do Táxo”, à noite na República do Rápo-Táxo.

Durante toda a semana está ainda patente uma exposição – “Ai Margarida” de Margarida Ferreira na República do Bota-Abaixo.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -