Cerca de 400 académicos e estudantes da Universidade de Díli, 16 dirigentes de 11 Institutos Superiores Politécnicos de Portugal, Embaixadores de Angola e de Portugal e representantes do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia, participaram num Workshop Internacional, em Díli, para discutirem ciência em língua portuguesa.
A Universidade de Díli (UNDIL), uma das universidades timorenses que mais tem defendido o ensino e a investigação científica em língua portuguesa, organizou no dia 31 de Maio de 2024 um Workshop Internacional sob o lema “Cooperação Técnica e Científica entre Portugal e Timor-Leste”.
Neste importante evento participaram de forma muito dinâmica os presidentes, vice-presidentes e pró-presidentes de onze Institutos Superiores Politécnicos de Portugal, membros do CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, numa iniciativa sem precedentes, com a grande finalidade de juntar sinergias para debater questões centrais do ensino e da investigação em língua portuguesa.
Na mesa do Workshop Internacional, a representar a Universidade de Díli (UNDIL), estavam o Reitor (Prof. Doutor José Agostinho da Costa Belo Pereira) e o Pró-Reitor da Área de Investigação, Pós-Graduação e Cooperação com a CPLP (Prof. Doutor Manuel Azancot de Menezes); Em representação de Portugal, marcou presença a Embaixadora Doutora Maria Manuela Freitas Bairos; Em nome da Fundação BOAKRIL, o Secretário-Geral (Prof. Cosme Alberto da Costa Freitas).
Na sala do Workshop Internacional esteve, igualmente, o Embaixador de Angola em Timor-Leste que apresentou cartas credenciais ao Presidente José-Ramos Horta, o Doutor José Andrade de Lemos.
Os depoimentos da Presidente do CCISP e do Reitor da UNDIL
A Presidente do CCISP, Prof. Doutora Maria José Fernandes, após apresentação de cumprimentos ao Professor Doutor José Agostinho da Costa Belo Pereira, pelo convite, e a todos os presentes, tendo-se referido com destaque aos embaixadores de Angola e de Portugal, mencionou a importância do Workshop Internacional por promover a investigação e ciência em língua portuguesa:
“É vital conjugarmos esforços para aumentar a produção científica em português, no número de artigos científicos, colóquios, eventos científicos, de inovação e de investigação aplicada, entre outros.
É por isso que estas visitas de trabalho são importantes, pois possibilitam a troca de ideias, olhos nos olhos, com os nossos colegas de outras regiões, mas unidos pela mesma língua.
E, no caso concreto do Ensino Superior e Ciência, deveremos promover a celebração de novas parcerias entre instituições de ensino superior, uma vez que são importantes para nós aqui presentes e para as nossas instituições, evidentemente, mas também o são para os nossos países, e para esta comunidade enorme que une os falantes da mesma língua que é a portuguesa”.
(Maria José Fernandes)
O Reitor da UNDIL, depois de cumprimentar os presentes, seguindo uma linha de raciocínio idêntica à da Presidente do CCISP, começou por destacar a relevância do Workshop Internacional:
“Revela o interesse da Universidade de Díli e de Timor-Leste, aqui representada por todo o Senado da UNDIL e pela Fundação BOAKRIL;
Revela o interesse de Portugal, aqui representado por Sua Excelência a Embaixadora de Portugal e pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal e pelos professores estrangeiros nossos irmãos que ministram formação de língua portuguesa em Timor-Leste”.
E reforçou a ideia da defesa da língua portuguesa e da cooperação científica com a CPLP:
“A Universidade de Díli (UNDIL) defende o português como língua de ensino e considera que é fundamental a constituição de parcerias e de redes com as instituições de ensino superior de Portugal e da CPLP para o desenvolvimento da ciência e da investigação científica.
Conseguimos reunir 16 Presidentes, Vice-Presidentes e Pró-Presidentes de 11 Instituições de Ensino Superior de Portugal! É a primeira vez que acontece em Timor-Leste.
Para a UNDIL é uma grande honra juntar tantos académicos e investigadores de tão elevado nível intelectual e científico, por isso vos saúdo com muita alegria”.
(José Agostinho Belo Pereira)
Composição da Delegação do CCISP
Integraram a missão e participaram no Workshop Internacional uma equipa do CCISP de elevado nível técnico e científico, nomeadamente, os seguintes presidentes, vice-presidentes e pró-presidentes:
- Presidente do CCISP e do Instituto Superior Politécnico do Cávado e do Ave, Prof. Doutora Maria José Fernandes;
- Presidente da RACS e do Instituto Superior Politécnico de Coimbra, Prof. Doutor Jorge Conde;
- Presidente do Instituto Superior Politécnico de Beja, Prof. Doutora Maria de Fátima Nunes de Carvalho;
- Presidente do Instituto Superior Politécnico de Bragança, Prof. Doutor Orlando Rodrigues;
- Presidente do Instituto Superior Politécnico da Guarda, Prof. Doutor Joaquim Brigas;
- Presidente do Instituto Superior Politécnico de Leiria, Prof. Doutor Carlos Rabadão;
- Presidente do Instituto Superior Politécnico de Portalegre, Prof. Doutor Luís Loures;
- Presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu, Prof. Doutor José dos Santos Costa;
- Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Prof. Doutora Patrícia Carla da Silva Pereira;
- Vice-Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Prof. Doutora Maria Conceição Gonçalves Marques Alegre de Sá;
- Vice-Presidente do Instituto Superior Politécnico do Cávado e do Ave, Prof. Doutor Agostinho Silva;
- Vice-Presidente do Instituto Superior Politécnico de Coimbra, Prof. Doutora Ana Ferreira;
- Pró-Presidente do Instituto Superior Politécnico de Coimbra, Prof. Doutora Maria João Cardoso;
- Vice-Presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu, Prof. Doutor João Vinhas;
- Vice-Presidente do Instituto Superior Politécnico de Viana do Castelo, Prof. Doutora Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues;
- Vice-Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Prof. Doutora Maria Odete de Carvalho Lemos e Sousa.
Concretização da ciência e investigação em língua portuguesa
O grupo de pesquisa de saúde pública do Centro de Investigação e Formação Avançada (CIFA) da UNDIL apresentou neste Workshop Internacional os resultados de um estudo muito importante sobre a dengue em Díli, intitulado, “O impacto do saneamento ambiental na incidência da Dengue em Díli”, publicado na íntegra na Revista Científica da UNDIL.
O grupo de pesquisa integra quatro investigadoras de Timor-Leste e um investigador angolano que está a fazer pesquisa nos EUA e em Portugal, mas todos integram o Centro de Investigação e Formação Avançada (CIFA) da Universidade de Díli.
A apresentação da pesquisa foi depois avaliada por especialistas em saúde do CCISP e do Departamento de Enfermagem da UNDIL, tendo merecido uma avaliação excelente pelo rigor científico, metodológico e pertinência social.