Começo da viagem
O cérebro humano:
Os anatomistas dividiram o cérebro em três divisões principais: cérebro inferior, médio e anterior.
Cérebro inferior inclui o bolbo e o cerebelo. O bolbo é a parte do tronco cerebral mais próximo da espinal medula controla as funções vitais do corpo como a frequência cardíaca, corrente sanguínea e a respiração.
O cerebelo, é uma estrutura com profundas circunvalações que controla o equilíbrio do corpo e a coordenação muscular. É como um computador especializado em que os seus trinta mil milhões (ou mais) de neurónios integram informação para o andar, movimentos automáticos, tendões do corpo.
O cérebro médio (ou mensacéfalo), funções auditivas, reacções motoras, auditivas e visuais, está englobado num todo mais amplo.
O cérebro anterior é constituído pelos dois hemisférios cerebrais, o tálamo, o hipotálamo e o sistema límbico. Em cada hemisfério existem quatro lobos: o frontal, o parietal, o occipital e o temporal, a fina camada externa dos hemisférios cerebrais chama-se córtex cerebral.
O Tálamo – área de recepção para os hemisférios cerebrais com vários centros.
Sistema Límbico – velho córtex, tem extensas conexões com o hipotálamo, actividades emocionais e motivacionais, aspectos de aprendizagem e memória.
O córtex cerebral – o lugar das complexas interconexões sinápticas, é uma estrutura cerebral; é a parte que nos permite ser inteligentes, onde se situa o planeamento e percepção de formas organizadas da linguagem.
Áreas cerebrais:
Áreas de projecção: Funcionam como estações receptoras de informação sensorial ou centros de envio de comandos motores. São mapeadas em regiões particulares do córtex, resultando numa correspondência topográfica entre a localização no corpo e a localização de centros de recepção e envio do córtex.
Áreas motoras: São regiões no lobo frontal em que há estimulação de um ponto, ou seja, a estimulação do hemisfério esquerdo desencadeia movimentos do lado direito do corpo, a estimulação do lado direito do corpo causa movimentos do lado esquerdo.
Cruzam para o lado oposto, assim que deixam o cérebro inferior. A exploração sistemática mostra que em cada porção do córtex, existe uma parte correspondente do corpo que se move, sempre que é estimulada a sua contraparte cortical. Cada hemisfério controla a parte oposta do corpo.
Áreas sensoriais: As áreas somatossensoriais localizam-se nos lobos parietais e mediante estímulo surge por vezes a sensação de formigueiro, experiências de frio, de calor e movimento.
Cada ponto da superfície do corpo cria informação sensorial e neste caso o mapeamento surge desproporcional e sem significado, como na área auditiva.
Áreas de Associação: Implicam áreas de funções mentais superiores como o planeamento, a percepção, a memória e a linguagem onde se verificaram estas situações.
Mesma serie: