No Atletismo tivemos a última prestação de Maria Fernandes na final dos 400 metros T38, prova que a atleta portuguesa terminou no sexto lugar com o tempo de 1.08.62, que passa a ser a sua melhor marca pessoal.
A prova foi ganha pela britânica Kadeena Cox que com o tempo de 1.00.71 bateu o record do mundo, a prata foi para a chinesa Junfei Chen e o bronze foi ganho pela brasileira Verónica Hipólito.
Natação
Joana Calado lutou pela qualificação para a final dos 100 metros bruços SB28 e terminou a prova na série 2 em terceiro lugar com o tempo de 1.26.52. À noite, a nadadora portuguesa completou a prova em 1.25.96. Joana Calado terminou na quinta posição, batendo o recorde nacional, depois de ter feito a passagem aos 50 metros na terceira posição.
Ciclismo
Realizaram-se, hoje, as primeiras provas com o contra relógio de estrada, com Luis Costa e Telmo Pinão a competir.
Luís Costa, no contra relógio classe H5, prova que o ciclista terminou em oitavo lugar, com o tempo de 31.06.06. A medalha de ouro foi para o italiano Alessandro Zanardi, a prata para o australiano Stuart Tripp e o bronze a ficar com o norte-americano Oscar Sanchez.
O atleta irá estar ainda em competição no próximo dia 16 de Setembro na Prova de Estrada H5.
Telmo Pinão participou no contra relógio de estrada C2, ficou-se pelo 12º lugar da prova com o tempo de 30.38.04.
O ouro foi ganho pelo canadiano Tristen Chernove, a prata foi para o irlandês Colin Lynch e o bronze para o Chinês Guihua Liang.
O ciclista Telmo Pinão vai entrar de novo em prova hoje dia 15 quando em Portugal o relógio marcar as 17h30.
Boccia
No Boccia a competição individual prossegue com os jogadores portugueses em prova.
Na classe BC1 a contar para o grupo B, no encontro António Marques – Jakub Nagy (Eslováquia), o encontro foi ganho pelo eslovaco por 2-4 com os parciais de 2-0, 0-1, 0-2 e 0-1.
No BC2 a disputa foi entre Hiu Lim Yeung (Hong Kong) e Fernando Ferreira para o grupo A; o português ganhou por 2-5 com os parciais de 2-0, 0-2, 0-2 e 0-1.
Também na classe BC2 mas para o grupo C o encontro foi entre Cristina Gonçalves e Joshua Rowe (Grã Bretanha); Cristina Gonçalves venceu por 7-2, pelos parciais de 3-0, 2-0, 1-0 e 1-2.
Na classe BC3, tivemos os encontros a contar para o grupo G Kazuki Takahashi (Japão) – Mário Peixoto e para o grupo H Armando Costa – Evelyn de Oliveira (Brasil).
O jogo Kazuki Takahashi – Mário Peixoto terminou com a vitória do japonês por 4-2, com os parciais de 3-0, 1-0, 0-1 e 0-1.
Nesta classe Mário Peixoto que estava no grupo G e Armando Costa no Grupo H, foram ambos eliminados ao ficarem em 3º lugar do grupo por não conseguirem qualquer vitória. José Carlos Macedo vai ainda jogar os quartos de final no dia 15 de Setembro, contra a Sueca Maria Bjurstroem.
Por fim na classe BC4, disputaram-se os seguintes encontros :
Hyeonseok (Coreia do Sul) – Domingos Vieira (Portugal) e Yuk Wing Leung (Hong Kong) – Domingos Vieira para o grupo A e Stephen McGuire (Grã Bretanha) – Pedro Clara e Dirceu Pinto (Brasil) – Pedro Clara, para o grupo B.
No grupo A, Domingos Vieira perdeu o primeiro jogo frente ao coreano por 5-3 com os parciais de 4-0, 0-2, 1-0 e 0-1, e voltou a perder com o jogador de Hong Kong pelos mesmo 5-3 e pelos parciais de 4-0, 1-0, 0-1 e 0-2.
Para o Grupo B, Pedro Clara entrou a perder logo no primeiro jogo com o britânico por 4-3, com os parciais de 0-2, 0-1, 3-0 e 1-0, mas venceu o segundo jogo frente ao brasileiro por 5-6, pelos parciais de 0-4, 2-1, 3-0 e 0-1.
Tiro
A terminar, uma nota para Adelino Rocha, que competiu hoje pela última vez na prova de tiro com pistola SH1.
Ao seu 29º lugar correspondem 501 pontos. Honrosa a classificação do atirador nacional por ser a primeira vez que Portugal tem um atleta a representar o país, nesta disciplina, em Jogos Paralímpicos.