Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Março 2, 2025

Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

José M. Bastos
José M. Bastos
Crítico de cinema

Cine Eco 2017 – O único festival de cinema focado na temática ambiental que se realiza em Portugal acontece em Seia por iniciativa do município daquela localidade da Serra da Estrela. Teve início em 1995 e desde esse ano tem vindo a realizar-se, sem interrupções, sempre no mês de Outubro. A edição de 2017 começa hoje e termina no próximo sábado e nela serão apresentados mais de cem filmes de mais de vinte e cinco países.

Cinema Ambiental da Serra da Estrela – Cine Eco 2017

Na competição internacional vão estar nove longas metragens oriundas de Itália, Espanha, Canadá, Alemanha, Estados Unidos e México e 24 curtas vindas de Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Suíça, Argentina, Irão, Estados Unidos, Rússia, Colômbia, Chile, México, Bosnia-Herzegovina e Uzbequistão.

Haverá também concursos de longas e curtas da Lusofonia, uma competição de documentários e reportagens para televisão e uma outra especificamente dedicada a filmes realizados na região.

Colóquios, apresentações de livros e concertos fazem também parte do programa que inclui ainda uma secção de projecções especiais na qual serão exibidos, por exemplo, a animação multi-premiada e nomeada para o Oscar, “A Tartaruga Vermelha” de  Michaël Dudok de Wit, “A Odisseia”, de Jérôme Salle, que tem como foco a vida do Comandante Jacques Cousteau  e a nova incursão do ex-vice-presidente norte americano Al Gore no documentário ecologista: “Uma Verdade (Mais) Inconveniente” de Bonni Cohen e Jon Shenk.

“Os Lobos”

De referir ainda a exibição de “Os Lobos”, realizado por Rino Lupo, na Serra da Estrela, em 1923. Um filme-concerto já que haverá acompanhamento ao piano por Nicolas McNair.

Enfim, motivos não faltarão durante os próximos dias para suscitar o interesse de cinéfilos, amigos do ambiente e simples visitantes que estejam ou se desloquem até Seia.

Informação adicional

Consultar Cine Eco 2017

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -