Cine Eco 2017 – O único festival de cinema focado na temática ambiental que se realiza em Portugal acontece em Seia por iniciativa do município daquela localidade da Serra da Estrela. Teve início em 1995 e desde esse ano tem vindo a realizar-se, sem interrupções, sempre no mês de Outubro. A edição de 2017 começa hoje e termina no próximo sábado e nela serão apresentados mais de cem filmes de mais de vinte e cinco países.
Cinema Ambiental da Serra da Estrela – Cine Eco 2017
Na competição internacional vão estar nove longas metragens oriundas de Itália, Espanha, Canadá, Alemanha, Estados Unidos e México e 24 curtas vindas de Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Suíça, Argentina, Irão, Estados Unidos, Rússia, Colômbia, Chile, México, Bosnia-Herzegovina e Uzbequistão.
Haverá também concursos de longas e curtas da Lusofonia, uma competição de documentários e reportagens para televisão e uma outra especificamente dedicada a filmes realizados na região.
Colóquios, apresentações de livros e concertos fazem também parte do programa que inclui ainda uma secção de projecções especiais na qual serão exibidos, por exemplo, a animação multi-premiada e nomeada para o Oscar, “A Tartaruga Vermelha” de Michaël Dudok de Wit, “A Odisseia”, de Jérôme Salle, que tem como foco a vida do Comandante Jacques Cousteau e a nova incursão do ex-vice-presidente norte americano Al Gore no documentário ecologista: “Uma Verdade (Mais) Inconveniente” de Bonni Cohen e Jon Shenk.
“Os Lobos”
De referir ainda a exibição de “Os Lobos”, realizado por Rino Lupo, na Serra da Estrela, em 1923. Um filme-concerto já que haverá acompanhamento ao piano por Nicolas McNair.
Enfim, motivos não faltarão durante os próximos dias para suscitar o interesse de cinéfilos, amigos do ambiente e simples visitantes que estejam ou se desloquem até Seia.
Informação adicional
Consultar Cine Eco 2017