O filme Memórias de Marnie, a mais recente produção do estúdio japonês Ghibli, realizado por Hiromasa Yonebayashi, foi o vencedor do Grande Prémio MONSTRA. Já na competição portuguesa, o filme Amélia & Duarte, de Alice Guimarães e Mónica Santos, foi premiado com o Melhor Filme Português – Prémio SPA | Vasco Granja.
Na secção de curtas-metragens, o filme que recebeu o Grande Prémio MONSTRA CURTA foi Sunday Lunch, de Céline Devaux (França).
Na categoria de Curtíssimas, dedicada a filmes com menos de dois minutos, os vencedores foram os filmes “FRRT FRTT FRT FRRTT”, de Aude Bario e Barbara Meuli, para Melhor Curtíssima Portuguesa e “By the Name of Boston”, de Grant Kolton (EUA), para Melhor Curtíssima Internacional.
Na Competição de Estudantes, o filme “Meada”, de Linnea Lidegran, foi considerada a Melhor Curta de Estudantes Portuguesa e “Edmond”, de Nina Gantz (Reino Unido), a Melhor Curta de Estudantes.
O Grande Prémio Monstrinha foi para a curta-metragem “The Story Of Percival Pilts”, de Jeanette Goodey e John Lewis, (Austrália).
Ainda nas longas-metragens, “Rapaz Fantasma”, de Alan Gagnol e Jean-Loup Felicioli (França) foi galardoado com o Melhor Filme para a Infância e Juventude; “Abril e o Mundo Extraordinário”, de Christian Demares, Franck Ekinci (França) com o Prémio do Público e Melhor Banda Sonora; e “A Pequena da Peixaria”, de Jan Balej (República Checa, Eslováquia, Alemanha) o Prémio Especial do Júri.
https://www.youtube.com/watch?v=iNEDAjcaJ1M
Lista dos Premiados MONSTRA 2016