A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Timor-Leste recebeu dia 18 de Fevereiro de 2022, às 15 horas, uma Delegação de Observadores Eleitorais da União Europeia no âmbito do processo eleitoral relacionado com as eleições presidenciais de 2022.
Os Observadores da União Europeia chegaram há poucos dias à cidade de Díli, na sequência de um acordo assinado entre a Delegação da União Europeia em Timor-Leste e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação timorense, para que a equipa de observadores europeus acompanhe o processo eleitoral.
A Delegação de Observadores da União Europeia, recebida pelo Presidente da CNE, José Agostinho da Costa Belo, era chefiada por Alexander Gray (Deputy Chief Observer) e integrava Margarida Alves (Analista Eleitoral), Michael Lidauer (Analista Político) e Cristina Alves (Analista Legal).
Os Observadores Eleitorais da União Europeia quiseram conhecer a opinião da CNE sobre o processo de supervisão da CNE em relação à campanha eleitoral e às eleições, planos de conduta, medidas em relação à COVID, entre outras questões.
O Presidente da CNE, José da Costa Belo, esclareceu os visitantes e referiu-se ao encontro que irá acontecer na CNE com os representantes dos candidatos presidenciais no Sábado (dia 19/02/2022), às 10 horas, com um oficial representante da Polícia Nacional de Timor-Leste e outros convidados.
Segundo o Jornal Tornado apurou, serão discutidos cinco pontos estratégicos:
- Procedimentos a seguir durante a campanha eleitoral (2 a 16 de Março de 2022).
- Formas de proceder para garantir a ordem pública durante a campanha eleitoral.
- O Ritual Tradicional segundo a cultura de Timor-Leste para Eleições Pacíficas;
- O Pacto de Eleição Pacífica a ser celebrado pelos candidatos a Presidente da República;
- Metodologia e procedimentos relacionados com o debate público entre os candidatos presidenciais.
As eleições presidenciais de Timor-Leste realizar-se-ão no dia 19 de Março de 2022 e estão confirmados 16 candidatos.