Como vive actualmente o povo colombiano, um ano após o acordo com as Farc?
Segundo novo relatório da Amnistia Internacional, continuam a registar-se conflitos em várias partes do território da Colômbia, envolvendo grupos paramilitares e de guerrilha, causando o caos para as populações civis, um ano volvido desde a assinatura do acordo de paz com as Farc, a 24 de Novembro de 2016. Este relatório intitula-se “Years of solitude continue: Colombia: The peace agreement and guarantees of non-repetition in Chocó”.
Segundo o relatório, “o Acordo de Paz da Colômbia, tem um impacto muito limitado na vida de dezenas de comunidades indígenas e afrodescendentes no departamento do Chocó – onde 60 por cento da população está registada como vítima do conflito armado”. O Acordo de Paz deveria acabar com o conflito armado de mais de 50 anos, que resultou na morte de mais de 220 mil colombianos e deslocou quase sete milhões de pessoas
Embora o número de mortes civis tenha diminuído desde que o Acordo de Paz entre o governo colombiano e as FARC foi assinado, o conflito armado ainda é a realidade para milhões em todo o país”
Conflito da Colômbia em números
Conflito
- 53 – Anos de conflito armado na Colômbia
- 7.265.072 – Número de pessoas internamente deslocadas durante o conflito (Unidade para a Atenção e Reparação Integral às Vítimas, 2017).
- 11.165 – Número de vítimas de minas terrestres durante o conflito (Unidade para a Atenção e Reparação Integral às Vítimas, 2017).
- 36.278 – Número de sequestros registados durante o conflito (Unidade para a Atenção e Reparação Integral às Vítimas, 2017).
- 340.000 – Número de colombianos reconhecidos como refugiados em todo o mundo (Alto Comissário da ONU para os Refugiados, ACNUR).
Processo de paz
- 26 – Áreas de desmobilização.
- 6.803 – Número de membros da guerrilha actualmente envolvidos no processo de desmobilização (Mecanismo de Monitorização e Verificação do Conselho de Segurança das Nações Unidas).
Chocó
- 594.962 – número de pessoas que moram no departamento de Chocó (Defensoría del Pueblo).
- 60- Percentagem da população registada como vítima do conflito (Unidade para a Atenção e Reparação Integral às Mulheres, 2017).
- 80 – Percentagem de pessoas que vivem em extrema pobreza (DANE Departamento Administrativo Nacional de Estatística).
- 9.544 – Número de vítimas de deslocamento colectivo em 2017 (ACNUR).
- 27 – Eventos de deslocamento e confinamento registados em 2017 (ACNUR).
- 6 – Líderes comunitários assassinados em 2017 (Amnistia Internacional).
- 79 – Percentagem da população do Chocó que votou sim ao Acordo de Paz durante o referendo em 2016 (Registraduría General de la Nación, 2016).
Download do relatório, em inglês ou espanhol, no website da Amnesty International