Tem início hoje e vai decorrer até ao dia 08 de Julho mais uma edição do certame checo, um dos mais importantes festivais de cinema europeus.
O filme escolhido para a abertura foi The Big Sick uma comédia romântica pouco convencional realizada pelo norte-americano Michael Showalter. No encerramento passará o mais recente trabalho do canadiano Denis Villeneuve, Arrival, protagonizado por Jeremy Renner, Amy Adams, Forest Whitaker.
Tradicionalmente com um foco particular nos cinemas do leste da Europa a 52ª edição exibirá cerca de 200 filmes de 60 países.
A secção oficial competitiva é curta: 12 títulos oriundos de Rússia, Polónia, Roménia, Geórgia, Eslováquia, República Checa, Bosnia-Herzegovina, Índia, Turquia, Israel, Estados Unidos e França. Releve-se o facto de as obras a concurso serem maioritariamente de países pouco presentes nos ecrãs ocidentais e em número que permitirá ao júri um trabalho calmo e criterioso, o que não acontece noutros festivais em que são tantos os trabalhos concorrentes que, quem tem que os julgar, quase não tem tempo de reflectir sobre eles.
Outras duas secções têm também carácter competitivo: ‘East of the West’, com 12 obras de filmografias do leste europeu, e a área de ‘Documentários’ composta por 11 filmes.
Presenças de Portugal e do Brasil
Em ‘Horizonts’ serão apresentados 27 trabalhos que, de alguma se têm vindo a destacar noutros festivais e em ‘Another View’ haverá oportunidade de ver 20 filmes de realizadores em início de carreira. É aqui que encontramos uma representação portuguesa em Karlovy Vary: A Fábrica de Nada de Pedro Pinho, prémio FIPRESCI da secção ‘Quinzena dos Realizadores’ do recente Festival de Cannes.
A outra presença portuguesa, surgirá através de uma co-produção com a Polónia, França e Reino Unido. Trata-se de Imagine, realizado por Andrzej Jakimowski, passado em Lisboa e com Edward Hogg e Alexandra Maria Lara nos papéis principais, a exibir na secção ‘People Next Door’, uma mostra de filmes que abordam a temática da deficiência.
Curiosamente, o Brasil está presente no festival também nestas duas secções. Arábia de Affonso Uchôa e João Dumans passará em ‘Another View’” e em ‘People Next Door’” será exibido Hoje eu quero voltar sozinho de Daniel Ribeiro.
Ciclo clássico dedicado a Mizoguchi e outras secções
O mestre japonês Kenji Mizoguchi, cuja obra tem vindo a ser revisitada em Lisboa e no Porto nas últimas semanas, é o cineasta clássico evocado nesta edição.
De referir ainda a existência na programação de secções dedicadas ao Cinema Checo 2016/2017, aos cineastas do futuro (Future Frames: Ten New Filmmakers To Follow) e à comemoração dos 30 Anos da Academia do Cinema Europeu e uma selecção de títulos feita por críticos da revista Variety.
Jeremy Renner e Uma Thurman homenageados do Festival
Serão várias as personalidades que serão homenageadas no Festival. Entre elas estão o actor e músico Jeremy Renner, por duas vezes nomeado para o Oscar, conhecido pelos seus desempenhos em The Hurt Locker, The Avengers e Captain America e Uma Thurman, actriz e produtora, vencedora de um Globo de Ouro por Hysterical Blindness e nomeada para o Oscar por Pulp Fiction, que receberá o Prémio do Presidente do Festival durante a Gala de Abertura do certame.
… Cinema de Karlovy Vary
Cartaz
52º Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary