Uma comitiva de torrienses, composta por artistas da plataforma “Arte ao Centro”, esteve em Araraquara, no Brasil, onde partilhou vários projectos com aquele Município do estado de São Paulo. A visita permitiu aprofundar a relação dos municípios na área da cultura.
André Batista, Pedro Alves, António Bártolo e Olga Neves são os artistas que dão forma ao grupo, que conta ainda com Cátia Dias, directora do Festival Bang Awards, assim como Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Ana Umbelino, vereadora da Cultura. A comitiva foi recebida por Edinho Silva, prefeito de Araraquara, e pela sua equipa, bem como pela Câmara Municipal de Araraquara.
Os torrienses participaram num seminário sobre políticas públicas na Economia Social, que decorreu na Universidade Estadual Paulista. Na cooperativa de reciclagem Acácia assistiram à estreia do documentário “Memórias”, curta-metragem de Guilherme Bonini sobre a residência artística que fez em Torres Vedras. Visitaram ainda o projecto “Bela Vista do Chibarro”.
Os artistas, que contam com uma exposição colectiva em Araraquara inaugurada durante a visita, continuam no Brasil a desenvolver várias residências artísticas, enquanto o projecto “Bang Awards” dinamizou apresentações nas escolas daquela cidade.
No âmbito deste intercâmbio artístico e cultural, Torres Vedras irá acolher uma comitiva de Araraquara durante o mês de Outubro.
Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.