Tenha sempre presente que nem todos os clientes são bons cliente, alguns esgotar-lhe-ão o tempo, as energias, os recursos, sem lhe proporcionar em contrapartida os resultados que espera. Centre os seus esforços em atrair mais clientes ideais para o seu negócio.
Todo o negócio bem sucedido deve fazer entrar na empresa um certo montante, para que ela possa permanecer em atividade. Se está a criar valor, a tratar do marketing, a vender e a fornecer valor, então haverá necessariamente dinheiro a entrar e a sair todos os dias. E para continuar a existir, todas as empresas tem de gerar receitas suficientes de modo a justificar todo o tempo e esforço investidos na sua gestão.
Para aumentar as receitas do seu negócio, existem 4 maneiras possíveis de o conseguir.
- Aumentar o número de clientes que atende;
- Aumentar o valor médio de cada venda;
- Aumentar a frequência de vendas a cada cliente;
- Aumentar os preços.
Aumentar o número de clientes que atende, significa que está a tentar trazer mais pessoas para a sua empresa. Esta estratégia é relativamente simples, mais clientes significa mais dinheiro a entrar admitindo que os valores médios de cada transação se mantêm.
Aumentar o valor médio de cada venda, significa que está a tentar qkiue cada cliente compre mais, a este processo chamamos cross-selling ou up-selling. Imagine o exemplo de um restaurante, quando um cliente vai a um restaurante, para além do prato que escolhe é lhe sugerido, entradas, bebidas, acompanhamentos e sobremesas, estamos a fazer cross-selling, agora quando o cliente escolhe um prato e nós lhe sugerimos outro de valor superior, então aí estamos a praticar o up-selling. Em qual quer um dos casos estamos a fazer com o cliente gaste mais, conseguindo a empresa deste modo aumentar as suas receitas.
Aumentar a frequência de vendas a cada cliente, é conseguir que o seu cliente frequente o seu estabelecimento mais vezes. No caso de restaurante, se os clientes costumam frequentar o restaurante uma vez por mês, se conseguir incentivá-lo a ir duas vezes por mês, está deste modo a duplicar as suas recitas, admitindo que os valores médios de compra se mantêm o mesmo.
Aumentar os preços, significa que obterá mais receita em cada compra feita por cada cliente, considerando que os seus volumes de compra se mantêm, assim como o valor médio de cada transação e frequência de compra. Aumentar os preços fará com que aumenta a sua receita em troco do mesmo esforço.
Tenha sempre presente que nem todos os clientes são bons cliente, alguns esgotar-lhe-ão o tempo, as energias, os recursos, sem lhe proporcionar em contrapartida os resultados que espera. Centre os seus esforços em atrair mais clientes ideais para o seu negócio. Estes são os que compram com maior frequência, gastam mais, passam palavra a outros clientes e estão dispostos a pagar um valor mais elevado pelo valor que lhes proporciona. Quantos mais clientes ideais conseguir atrair, melhor será o seu negócio.
Por opção do autor, este artigo respeita o AO90