A Praça da República, em Paris, voltou a ser palco de confusão na tarde deste Domingo. Há minutos, houve confrontos entre a polícia de choque e centenas de manifestantes. Apesar de as concentrações e as manifestações estarem proibidas na capital francesa, após os atentados do passado dia 13 de Novembro, os manifestantes desafiaram essa decisão e lançaram mesmo objectos contra a polícia, que reagiu com gás lacrimogénio.
Segundo relatos oficiais, estes activistas, mascarados, criaram um cordão humano, considerando que tal não representa uma violação do estado de emergência imposto em Paris.
Para esta tarde estava já agendada a realização de uma marcha pelo clima que, devido às imposições de segurança, não se poderia realizar. Contudo, os manifestantes demonstraram o seu apoio à iniciativa ao colocar 20 mil pares de sapatos na Praça da República.
Recorde-se que a capital francesa continua com medidas de segurança extremas devido à realização, a partir de amanhã, da Cimeira sobre o Clima que irá reunir representantes de 195 países.
No total, foram detidos cerca de 100 manifestantes esta tarde.