Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Dezembro 25, 2024

Constantinopla!

Paulo Casaca, em Bruxelas
Paulo Casaca, em Bruxelas
Foi deputado no Parlamento Europeu de 1999 a 2009, na Assembleia da República em 1992-1993 e na Assembleia Regional dos Açores em 1990-1991. Foi professor convidado no ISEG 1995-1996, bem como no ISCAL. É autor de alguns livros em economia e relações internacionais.

constantinople
Na Áustria, temos a repetição da segunda volta das eleições presidenciais, com a votação original considerada irregular pelo Tribunal Constitucional. A extrema-direita parte favorita para o escrutínio.

Em Itália, temos um referendo constitucional de que pode depender a sobrevivência do governo. Em caso de eleições antecipadas, a plataforma política assente na saída da moeda única é a favorita.

Populismo, vulgo demagogia

O discurso institucional fixa-se entretanto no populismo – expressão latina com que escusadamente se substituiu o conceito grego de demagogia – sem se preocupar com a razão pela qual os actores do nosso sistema democrático são cada vez menos populares.

Veremos se não iremos ainda assistir a uma reedição do apelo à União das igrejas proferido pelo Imperador Constantino na Catedral de Santa Sofia, a 12 de Dezembro de 1452.

Apelo interessante mas feito apenas quando já nada havia a fazer para evitar a queda de Constantinopla.

Nota do Director

As opiniões expressas nos artigos de Opinião apenas vinculam os respectivos autores.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -