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Sábado, Novembro 16, 2024

Constituição ausente de Israel aprofunda divisão entre judeus e árabes

As constituições restringem o poder dos governos ao definir em termos precisos quem tem quais direitos, quais direitos formam a base das decisões jurídicas e como o poder político é disperso entre as instituições.

por Brendan Szendro, em The Conversation | Tradução de Cezar Xavier

Novos combates estouraram novamente entre Israel e o grupo palestino Hamas, colocando em risco um cessar-fogo instituído após uma guerra de 11 dias em maio.

O conflito em Gaza é um teste inicial do novo governo de coalizão de Israel. Recentemente, partidos de todo o espectro político se uniram para remover o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, do poder, encerrando uma crise política de dois anos – embora ele possa manobrar para voltar ao poder.

Enquanto conduzia uma pesquisa de dissertação sobre a relação entre religião e estado em Israel, rastreei a instabilidade crônica de Israel até o que acredito ser seu cerne: ao contrário da maioria dos países, Israel não tem uma constituição.

Por que as constituições são importantes

As constituições restringem o poder dos governos ao definir em termos precisos quem tem quais direitos, quais direitos formam a base das decisões jurídicas e como o poder político é disperso entre as instituições.

Israel é governado por um corpo mutável e sempre crescente das chamadas “leis básicas” – “Chukei Ha-Yesod” em hebraico. As leis básicas foram aprovadas individualmente nos últimos 73 anos, começando com uma lei de duas páginas que descreveu a composição da legislatura de Israel, o Knesset e os direitos de voto dos cidadãos.

Hoje, Israel é governado por uma coleção de 13 leis de 124 páginas. Embora as leis básicas delinhem uma visão dos direitos democráticos, elas permanecem, para parafrasear a falecida acadêmica de direito Ruth Gavison, “não ancoradas”.

Isso permite que Israel mantenha uma postura ambígua em questões fundamentais para a identidade de uma nação.

Primeiro, Israel nunca definiu oficialmente a relação entre religião e estado. Israel é baseado na religião judaica? Ou é um estado secular que abriga judeus, com minorias não judias? Essa pergunta permanece sem resposta.

O país também não determinou totalmente se os israelenses árabes e outros cidadãos não judeus – que constituem cerca de um quarto de seus 9 milhões de habitantes – desfrutam dos mesmos direitos que seus colegas judeus.

Quando David ben Gurion se tornou o primeiro primeiro-ministro de Israel em 1948, o país não tinha leis básicas. Arquivo de História Universal / Grupo de Imagens Universais via Getty Image

Israel também gagueja sobre o poder relativo da legislatura e do judiciário.

A Suprema Corte israelense usou essa ambigüidade constitucional para submeter retroativamente a nova legislação à revisão judicial. Enquanto isso, os legisladores do Knesset tentaram enfraquecer a autoridade do tribunal sobre sua legislação. O partido Yamina do primeiro-ministro Naftali Bennett, por exemplo, já havia tentado aprovar uma legislação que permitia ao Knesset anular as decisões judiciais.

Legisladores israelenses furiosos gritam com o novo primeiro-ministro Naftali Bennett no Knesset, Parlamento de Israel, 13 de junho de 2021. Marcus Yam / Los Angeles Times via Getty Images

Mesmo as fronteiras oficiais de Israel não estão definidas. Israel mantém sua soberania sobre o território da Cisjordânia, mas oficialmente a Cisjordânia não faz parte de Israel. Portanto, os palestinos que vivem na Cisjordânia não têm direitos sob a lei israelense, porque não são cidadãos israelenses.

Os palestinos vivem sob o regime militar israelense, sujeitos à lei militar que não é restringida por quaisquer limites constitucionais, ao lado de colonos israelenses que estão sujeitos à lei israelense.

Essa ambigüidade levou Yuli Tamir, um político e acadêmico israelense, a zombar: “Israel é mesmo um país de verdade?”

Uma jovem democracia

Israel não é a única democracia parlamentar sem uma constituição formal. O Reino Unido também não tem.

Mas o Reino Unido tem um grande corpo de leis acumulado ao longo de séculos de conflito político. Essa tradição bem estabelecida de direito consuetudinário, que serviu como uma das fontes para a própria Constituição dos Estados Unidos, é a base legal da governança no Reino Unido

Israel, fundado em 1948, não tem essa história para se apoiar. E muitos de seus problemas são comuns a democracias relativamente jovens. Sistemas partidários fracos e fragmentados e a competição entre grupos étnicos e religiosos são marcas do processo de democratização. Os primeiros Estados Unidos, por exemplo, também enfrentaram muitos desses problemas.

Mas o estado de direito geralmente prevalece nos Estados Unidos, e a democracia progride, porque tanto os tribunais quanto os legisladores se submetem a um documento central: a Constituição dos Estados Unidos.

A Constituição descreve os poderes de cada ramo do governo, bem como os procedimentos para emendas. A Declaração de Direitos dos EUA – as primeiras 10 emendas – garante direitos específicos dos cidadãos.

Logrolling

governo de Netanyahu tentou resolver alguns desacordos de longa data sobre a identidade de Israel durante seu mandato mais recente – embora não necessariamente com o objetivo de fortalecer a democracia liberal.

Em 2018, o Knesset aprovou uma lei básica nomeando Israel como o “estado-nação do povo judeu”. Esse esforço para resolver uma questão central de identidade não agradou a quase ninguém. Os israelenses árabes e de esquerda se opuseram ao rebaixamento tácito dos árabes ao status de segunda classe, enquanto grupos religiosos judeus consideraram a lei secular demais.

Jogadas políticas divisivas como essa se tornaram comuns nos estágios finais do governo de Netanyahu. À medida que a política da coalizão se tornava cada vez mais frágil, Netanyahu mergulhou no que os cientistas políticos chamam de “logrolling”: usar trade-offs de políticas entre os partidos em troca de apoio político.

Esse foi especialmente o caso em relação à religião, já que Netanyahu trocou políticas que apaziguavam os grupos judeus ortodoxos que o mantinham no poder. Em 2018, por exemplo, a coalizão de Netanyahu aprovou uma nova legislação impondo leis anteriormente simbólicas, como restrições a negócios que operam no sábado. Foi um movimento punitivo para cidades como Tel Aviv, com grandes populações seculares.

Da mesma forma, a política de Netanyahu de encorajar os colonos judeus a se mudarem para a Cisjordânia e outros territórios palestinos ocupados e construir cidades foi mais uma estratégia política do que fervor religioso. Seu apoio agressivo ao nacionalismo judaico alienou cada vez mais a população árabe de Israel, que tem poucos caminhos legais para contestar seu tratamento.

Minorias são maltratadas e até mesmo subjugadas em países que também têm constituições. Mas as constituições lhes dão vias legais para desafiar essa discriminação.

A era Netanyahu mostrou que políticos estratégicos podem explorar o vácuo constitucional de Israel para manter o poder muito além de seu mandato popular. Essas questões desestabilizadoras continuarão a apodrecer à medida que um novo governo assumir as rédeas de Israel.


por Brendan Szendro, Candidato a PhD na Universidade Binghamton, State University of New York  |  Texto original em português do Brasil, com tradução de Cezar Xavier

Exclusivo Editorial PV / Tornado

The Conversation

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