Realizou-se, esta quarta-feira, dia 19 de Outubro, no Hospital CUF Infante Santo, em Lisboa, o encontro “Cooperação e Inovação – O exemplo da Telemedicina entre Portugal e São Tomé e Príncipe”, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e o Hospital CUF Infante Santo, durante o qual tiveram lugar as primeiras consultas de otorrinolaringologia por telemedicina, em directo, entre São Tomé e Lisboa.
Estas consultas realizam-se no contexto do projecto da Cooperação Portuguesa em São Tomé e Príncipe “Saúde para Todos”, financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros através do Camões, I.P., e executado pelo IMVF em coordenação com as autoridades de saúde são-tomenses.
Em Lisboa, a sessão contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e do Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, Salvador de Mello, e, em directo de São Tomé, estiveram a Ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais, Maria de Jesus Trovoada e o Presidente do Conselho de Administração do IMVF, Paulo Freitas.
A partir do Hospital CUF Infante Santo, em Lisboa, João Paço, médico otorrinolaringologista e director clínico desta unidade hospitalar e a médica da mesma especialidade, Paula Campelo, fizeram a consulta a pacientes santomenses que se encontram no Hospital Dr. Ayres de Menezes, orientando-os na realização dos vários exames e visualizando em tempo real as imagens para chegarem a um diagnóstico.
Durante a sessão foram demonstradas as potencialidades e a polivalência da plataforma de telemedicina Medigraf em diversas especialidades, tais como, oftalmologia, cardiologia, anatomia patológica, imagiologia, e outros exames complementares de diagnóstico com base em imagens.