Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 17, 2024

Obras na Linha do Oeste só no próximo ano

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Uma comitiva de autarcas da Comunidade Intermunicipal do Oeste esteve reunida em Lisboa com o Governo para discutir a situação da modernização da Linha do Oeste.

Por parte da Oeste-CIM esteve o presidente, Pedro Folgado, presidente da Câmara de Alenquer, acompanhado pelos dois vice-presidentes, Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha; e José Alberto Quintino, do Sobral de Monte Agraço. Por parte do Governo a comitiva foi recebida pelo secretário de Estado das Infra-estruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.

Segundo uma nota de imprensa da Oeste-CIM, dessa reunião saíram vários compromissos. Nomeadamente, que a empreitada de Electrificação da Linha do Oeste, no troço Lisboa – Caldas da Rainha, será lançada até ao final do corrente ano ou início de 2019, prevendo-se a sua conclusão até final de 2021. Ainda durante o presente ano será lançado o projecto para a electrificação do troço entre Caldas da Rainha e Louriçal.

Entre o dia 5 deste mês e 4 de Novembro são supridos comboios, facto que tem levado à alteração de horários, mas nos remanescentes os horários serão cumpridos, esclareceu a CP. Após o dia 4 de Novembro será reposto o número de comboios que circulavam anteriormente, uma vez que está previsto deslocar composições provenientes da Linha do Douro e de aluguer a Espanha. Está também previsto, ainda em 2018, a aquisição de material circulante para reforço da Linha do Oeste.

Recorde-se que a intenção de modernizar esta linha de caminho-de-ferro já tem décadas de existência, nomeadamente a sua duplicação e electrificação, mas até hoje ainda nada foi feito nesse sentido. Ultimamente registam-se cada vez menos passageiros nos comboios que circulam, também eles bastante antigos, tendo frequentemente sido suprimidos alguns nos últimos meses. A modernização da linha é por isso urgente, para que a mesma possa ser competitiva e recuperar os passageiros que já teve outrora.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -