A muito esperada Norma ISO 37001 foi publicada pela Organização Internacional para Padronização (ISO) na sexta-feira, 14 de Outubro de 2016 depois do projecto de norma ter sido aprovado pela maioria dos membros da Organização em Abril de 2016.
Este é o primeiro sistema internacional de gestão anti-corrupção projectado para ajudar as organizações a combater o risco de corrupção nas suas operações e ao longo das suas cadeias de valor global. Tem o potencial para reduzir os riscos corporativos e os custos relacionados com suborno, fornecendo um quadro de negócios cuja gestão permite prevenir e detectar subornos.
As organizações podem decidir a certificação de acordo com a ISO 37001, que requer que a organização implemente um sistema de gestão anti-suborno em conformidade com critérios mínimos delineados pela norma. Esta define orientações sobre boas práticas anticorrupção, requisitos com orientações para aplicação, descrição das medidas e controlos projetados para ajudar a organização a estabelecer, implementar, manter e melhorar o seu programa anti-suborno.
A certificação pela norma ISO 37001 não garante que o suborno não ocorra mas determina os procedimentos adequados a adptar para o prevenir.
Informação adicional sobre a ISO 37001:2016, disponível no site da iso.org.