O Festival Internacional de Cinema de Santiago de Compostela decorre entre 3 e 9 de Outubro naquela cidade espanhola com vários filmes da Agência da Curta Metragem e produções do Curtas Vila do Conde na programação.
Em competição, vão ser apresentadas as curtas-metragens “A Brief History of Princess X” de Gabriel Abrantes, “Um Campo de Aviação” de Joana Pimenta, “Cabeça d’Asno” de Pedro Bastos e “Exodus” de Nicolas Provost.
A exibição de “O Milagre de Santo António”, de Sergei Loznitsa fará parte de uma retrospectiva dedicada ao realizador ucraniano. Trata-se de uma produção do Curtas Vila do Conde no âmbito do 20º aniversário do festival, em 2012, que resultou de dez dias de descobertas que o cineasta fez sozinho na região norte de Portugal incidindo particularmente na tradição da bênção dos animais em Santo António de Mixões da Serra, no Gerês.
No dia 7 de Outubro, o Curtocircuíto apresenta ainda, em estreia em Espanha, o espectáculo “How To Become Nothing”, o projecto revelado no último Curtas Vila do Conde, que juntou o músico Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia numa road trip pelo deserto da Califórnia. O resultado é um road movie, em formato de filme-concerto, com banda sonora ao vivo de The Legendary Tigerman e imagens manipuladas em tempo real por Pedro Maia, a quem o festival dedica, paralelamente, uma retrospectiva integral.
O Curtas Vila do Conde vai marcar também presença nas festas do festival através da dupla Curtas Sound System, composta por Miguel Dias e Sérgio Gomes.