Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 3, 2024

D. Filipa de Coimbra e Urgell, a Guardiã Oculta

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

As relações entre Portugal e a Catalunha são ‘velhas’ de séculos, mesmo de milénios. E são tão mal conhecidas e não-estudadas quanto antigas. 

Na melhor das hipóteses, ao falar destas relações, fala-se da convergência estratégica de 1640. Muito antes, porém, deste episódio, estas relações viveram momentos muito intensos e de imenso interesse.

D. Filipa de Coimbra e Urgell protagoniza, no século XV, um desses momentos históricos. Um momento alto mas quase completamente desconhecido pois não só decorreu muito sob o véu do oculto como em seguida foi feito desaparecer dos compêndios de história.

José Manuel Marques, biólogo, romancista e investigador, revela nesta conferência a história de D. Filipa de Coimbra e Urgell, a “Guardiã Oculta”, grande tecedeira dos fios das relações luso-catalãs e de outras secretas tramas e redes que cobriam a Europa e tinham começado a ir mais além. E que o seu protegido D. João II levará a cobrir todo o mundo.

Esta ‘desocultação’ de D. Filipa de Coimbra e Urgell e da sua acção é uma iniciativa do Círculo de Estratégia D. João II, aberta ao público, no próximo 26 de Janeiro, pelas 15H, na sala polivalente da Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, onde D. Filipa de Coimbra e Urgell está sepultada.


Exclusivo Tornado / IntelNomics


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -