Há muito que os dados biométricos são usados como meio de identificação das pessoas, se se falar de impressões digitais, então é que não há novidade nenhuma. Contundo, o modo e contexto em que são usados é que poderá ser cada vez mais semelhante aos filmes de ficção.
Estamos nós preparados para entrar na “Biomértica”? E em que medida é que a utilização de dados biométricos nos pode ajudar, facilitando a nossa vida, e ao mesmo tempo salvaguardando a nossa segurança? Se se conseguir um equilíbrio entre segurança e rapidez, talvez a utilização de dados biométricos entre mais cedo no nosso dia-a-dia….
Ideia que sai reforçada de um estudo de Biometric Payments, realizado com mais de 14.000 consumidores em 7 países europeus, para a Visa, em que se verificou que estes estão interessados em utilizar a biométrica no acto de pagamento, especialmente quando combinada com outra medida de segurança.
Do estudo verifica-se que:
- Dois terços dos consumidores pretendem usar a biometria no acto de pagamento;
- Três quartos avaliam a autenticação de dois factores, onde uma forma de autenticação biométrica é usada juntamente com um dispositivo de pagamento, como um método seguro;
- Metade acredita que os pagamentos com biometria serão mais rápidos e fáceis;
- O reconhecimento de impressões digitais é a forma mais popular de biometria.
A pesquisa revela que a discrição e a familiaridade com métodos biométricos são factores importantes para a sua aceitação, sendo o reconhecimento de impressões digitais considerado o modo mais favorável do pagamento biométrico, pela facilidade de utilização e segurança na protecção da sua identidade, valorizando assim a experiência do consumidor.
Quando questionados sobre preferências no uso de autenticação biométrica para pagamentos no futuro, os consumidores responderam que:
A pesquisa constatou ainda que a autenticação biométrica é quase igualmente valorizada em situações de pagamento cara-a-cara, onde a eficiência e a rapidez são uma prioridade, assim como em transacções online. Isto encontra-se reflectido nos seguintes resultados:
- 48% deseja utilizar o pagamento por autenticação biométrica no transporte público;
- 47% deseja utilizar o pagamento por autenticação biométrica num bar ou restaurante;
- 46% deseja usá-lo na compra de bens e serviços no comércio local, seja em mercearias, cafés e lojas de fast food;
- 40% deseja usá-lo em compras online;
- 39% no download de conteúdos.
Veja o vídeo sobre o estudo:
Jonathan Vaux, Director Executivo de Parcerias de Inovação da Visa afirmou que:
“a identificação e verificação biométrica originou muita expetativa no que diz respeito aos pagamentos, uma vez que oferece uma oportunidade para agilizar e melhorar a experiência do consumidor. A nossa pesquisa mostra que a biometria é cada vez mais reconhecida como um método fiável de autenticação à medida que as pessoas se familiarizam com o uso destas capacidades nos seus dispositivos.”
“à medida que avançamos para o futuro, os consumidores terão um número crescente de opções no modo de pagamento. Assim como o comportamento de pagamento irá mudar dependendo da localização do consumidor e do dispositivo utilizado, os métodos de autenticação terão de ser utilizados adequadamente em cada caso. Apesar das formas biométricas de autenticação oferecerem oportunidades importantes para alcançar o equilíbrio certo entre conveniência e segurança, não são a única resposta. No futuro, iremos assistir a uma mistura de soluções dependendo da situação de compra. Ao adaptar os nossos padrões para reconhecer estas tecnologias como modos válidos de autenticação, neste momento podemos ajudar a proporcionar um clima que garanta que os pagamentos continuem a ocorrer de forma segura, conveniente e discreta.”