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Terça-feira, Dezembro 24, 2024

“Daniel na Cova dos Leões”

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

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Sabendo-se que a maior parte das pinturas saídas da oficina de trabalho do pintor tinham a intervenção, de alguma relevância, dos seus alunos, esta obra é muito importante, desde logo pela certeza da sua construção total pela mão do mestre.

Esta tela foi oferecida, entre outras, a sir Dudley Carleton, embaixador inglês em Haia. No manuscrito enviado pelo pintor pode ler-se que «Daniel entre os leões, retrato do vivo (talvez o guarda do jardim zoológico de Antuérpia (…) original e inteiramente da minha mão». Pode, pois, avaliar-se a importância desta declaração, pelo tempo que poupará aos estudiosos sobre a investigação que sempre se foi fazendo, para tentar atribuir a todos os quadros saídos do seu estúdio, onde está a intervenção directa do génio de Rubens.

Nota da Edição

rubensPeter Paul Rubens (1577-1640)
Foi um importante pintor flamengo do século XVII e é considerado, por muitos historiadores de Arte, como um dos principais pintores do barroco europeu. Também actuou como diplomata nas negociações de paz entre Espanha e Inglaterra.

No início da carreira morou em Itália, durante 8 anos, onde recebeu importante influência artística.

Ao regressar a Antuérpia, onde viveu grande parte da sua vida, recebeu várias encomendas de reis e nobres da época.

Em 1603 foi para Espanha em missão diplomática.
Em 1609 foi escolhido como pintor da corte do arquiduque da Áustria, Alberto VII.

Entre Setembro de 1628 e Abril de 1629, fez a sua segunda visita a Espanha. A viagem tinha como objetivo informar Felipe IV sobre a situação das negociações de um tratado de paz com a Inglaterra. Rubens foi um defensor da paz entre Espanha e Inglaterra.

Principais características das suas obras

  • Valorizou a plasticidade da forma;
  • Pintou mulheres voluptuosas e corpulentas;
  • Pintura de paisagens com valorizações das cores e movimentos;
  • Cenas mitológicas;
  • Cenas dramáticas e paixão religiosa;
  • Composições dinâmicas.

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