“David Vencedor de Golias”, de Caravaggio. Caravaggio foi considerado o maior pintor italiano de seu tempo.A rebeldia e a crescente inquietação do pintor está aqui bem à vista, quando opta pelo “pequeno” no confronto com o “grande”. Diz-nos que é possível o mais fraco (fraco até quando?) vencer apesar da aparente disparidades de apoios.
A meu ver, este quadro é um dos monumentos tenebristas da obra de Caravaggio. A excelência dos jogos de luz, as magníficas carnações geometrizadas, uma certa aura de crueldade misteriosa (e necessária) conflui para a assumpção de uma beleza inexcedível.
Informação adicional
Artista: Caravaggio
Dimensões: 1,1 m x 91 cm
Material: Tinta a óleo
Criação: 1599
Género: Pintura histórica
Assunto: David, Golias
Local: Museu do Prado
Michelangelo Merisi da Caravaggio 1903-1962
Sobre Caravaggio foi dito que foi um revolucionário, quer pela sua vida turbulenta, quer pelo facto da sua pintura ter proposto uma oposição consciente ao Renascimento e ao Maneirismo.
Procurou, sempre, a intensidade de efeitos através de veementes contrastes entre o claro e o escuro que modelam as figuras e objectos, e através de uma presença física de um vigor incomparável. Ao evitar qualquer vestígio de idealização e fazer do realismo a sua bandeira, Caravaggio pretendia que nenhum espectador ficasse indiferente aos seus quadros.
Considerado o maior pintor italiano de seu tempo, aprendeu a pintar com Simone Peterzano e, sobretudo, a partir do estudo das obras de alguns artistas venezianos. Algumas de suas obras são rejeitadas pelo naturalismo com o qual aborda as paisagens bíblicas, mas não faltaram mecenas dispostos a adquirir de bom grado aqueles quadros que o clero não via com bons olhos.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.