Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Julho 27, 2024

Deficientes sujeitos a sistema repressivo

Pessoas deficientes mentais sujeitas a sistema repressivo e limitador dos direitos humanos no Cazaquistão.Novo relatório da Amnistia Internacional, em que a organização de direitos humanos documenta a discriminação, isolamento e estigmatização a que são sujeitas as pessoas portadoras de deficiência mental no Cazaquistão, encurraladas num sistema que as incapacita legalmente de tomarem decisões sobre as suas próprias vidas e as impede de exercerem os seus direitos humanos.

Esta investigação demonstra que mais de 16 000 pessoas com deficiências psicológicas e intelectuais naquele país foram declaradas “incapazes” judicialmente e entregues aos cuidados de guardiões, frequentemente um familiar próximo, sem poderem sequer recorrer desta decisão. As leis do Cazaquistão inviabilizam a estas pessoas que possam trabalhar, estudar e até casar, violando leis e compromissos internacionais aos quais o Cazaquistão se vinculou.

Quando uma pessoa é declarada “incapaz”,  literalmente não tem recursos legais. Perdem o poder de tomar decisões sobre a sua própria vida”.

Por lei, não podem estudar ou trabalhar e não têm o direito de se casar. A partir do momento em que a decisão é tomada, ficam presos, pois os tribunais só ouvirão contestações sobre o status se forem submetidos por um guardião. Pessoas com deficiências psicossociais e intelectuais no Cazaquistão estão presas em um círculo vicioso”.

O relatório, intitulado “We are like dead souls: Life without Legal Capacity in Kazakhstan” (“Somos como almas moribundas”: a vida sem capacidade legal no Cazaquistão).

 

 

Fotos: Copyright: Amnesty International

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -