“Derby de Epsom”, de Theodore Géricault. Pintor francês, adepto fervoroso de cavalos, e reconhecidamente um dos nomes mais expressivos do Romantismo francês.
Adepto fervoroso de cavalos, este é um dos seus melhores trabalhos e um dos que mais aprecio.
A sua estadia em Londres, tendo assistido ao famoso “derby”, motivou-o para uma estilização de grande modernidade. Os animais parecem que planam num galope que nos dá a sensação de velocidade vertiginosa. Cores intensas rodeiam os cavalos, de um verde brilhante e algo fantástico. O seu contrário é a escuridão que vem de cima, anunciando alteração metereológica significativa, ou perto disso, através de azuis fortes anunciadores da tempestade.
Informação adicional
Artista: Theodore Géricault
Nome: Le Derby d’Epsom
Dimensões: 91 cm × 122 cm
Local: Musée du Louvre, Paris, França
Material: Óleo sobre tela
Criação: 1821
Nota de edição
Théodore Géricault 1791-1824
Após ter terminado os estudos, teve aulas com o pintor Vernet. Anos mais tarde trabalhou no atelier de Pierre-Narcisse Guérin, juntamente com Delacroix.
Os seus primeiros trabalhos ligavam-se à representação de temas militares, relacionados com as campanhas de Napoleão.
A doença, a loucura e o desespero passaram a ser uma constante nos seus quadros. O efeito do claro-escuro, que o pintor tanto admirava em Caravaggio, inspiraram-no a criar ambientes patéticos e de intenso sofrimento.
Para além de pintura, este artista realizou algumas esculturas de pequena dimensão em bronze, assim como inúmeros desenhos, gravuras e várias séries de litografias.