No litoral do concelho de Torres Vedras pode ter sido descoberta uma nova espécie de dinossauro carnívoro, o primeiro carcarodontossaurio identificado em Portugal. O anúncio foi feito esta semana por paleontólogos portugueses e espanhóis que se encontram a fazer escavações na zona.
Este exemplar, por um lado, apresenta características diferentes de todas as outras espécies conhecidas até ao momento do grupo carcarodontossaurios; por outro lado, é o único vestígio conhecido deste grupo neste momento em Portugal e os registos mais próximos do Jurássico Superior conhecidos são de África, em relação aos quais apresenta também algumas características diferentes. Toda esta informação leva-nos a crer que poderá tratar-se de uma nova espécie”.
Os fósseis foram descobertos e escavados entre 2002 e 2003 nas arribas da praia de Cambelas por elementos da Sociedade de História Natural, uma associação científica de Torres Vedras.
Para os paleontólogos, os fósseis pertencem a um dinossauro carnívoro aparentado a Allosaurus mas mais evoluído, sendo identificado ao grupo dos carcarodontosaurios, que mediria 10 metros de comprimento por quatro ou cinco de altura.
A diversidade de espécies encontradas na mesma jazida também sugere uma maior diversidade nas faunas de terópodes allosauroides do Jurássico Superior da Bacia Lusitana. Os achados integram a colecção paleontológica da Sociedade de História Natural de Torres Vedras.
Foto: DR
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.