A Escola da Noite encerra esta semana a temporada de “Desmesura”, de Hélia Correia. O mais recente espectáculo da companhia de Coimbra, pode ser visto no Teatro da Cerca de São Bernardo, até 27 de Outubro.
“Desmesura – exercício com Medeia” é uma revisitação ao mito imortalizado por Eurípides, a quem a escritora a dedica, como uma homenagem. Medeia, a mulher do herói Jasão, sofre em Corinto a traição do marido e o peso de ser uma estrangeira, com língua e cultura diferentes. Abandonada e prestes a ser expulsa, planeia e executa a vingança, cuja atrocidade nos interpela até hoje, quase 2500 anos depois de ter sido escrita.
Hélia visita a versão de Eurípides e conta-nos a tragédia a partir do espaço doméstico – a cozinha da casa de Medeia e Jasão, espaço das escravas mulheres a quem dá destaque na obra. Longe de se propor fazer qualquer tipo de actualização do mito, a autora, que gosta de “pensar helenicamente” quando se debruça sobre os textos gregos, realça assim, aos olhos dos leitores e espectadores dos nossos dias, alguns dos traços essenciais do mito original: a dominação entre humanos (senhores-escravos, cidadão-bárbaro, nacional-estrangeiro, homem-mulher) e a forma como as relações de poder são construídas, alimentadas e alteradas pelo poder das palavras, mas também o lugar da paixão, dos sentimentos, da irracionalidade no comportamento humano e nas relações sociais.
Um projecto com várias vozes
“Desmesura” é a 68.ª criação da companhia e é dirigida por Igor Lebreaud, Jarbas Bittencourt e Sofia Lobo. Além dos elementos do grupo, conta na sua equipa criativa com as actrizes Ana Teresa Santos, Daniela Marques e Lucília Raimundo, com o artista plástico Carlos Júlio (espaço cénico) e ainda com o músico e compositor brasileiro Jarbas Bittencourt (direcção musical, música original e espaço sonoro).
“Desmesura” fica em cena em Coimbra até domingo
- As últimas sessões têm lugar entre 24 e 27 de Outubro – sábado às 21h30, domingo às 16h00 e às quintas-feiras às 19h00
- os bilhetes custam entre 5 e 10 Euros
- reservas pelos contactos habituais: 239 718 238 / 966 302 488 / [email protected]
Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 50%, em dois bilhetes para cada um destes nos espectáculos.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.