Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Dezembro 25, 2024

Dicas para ter uma boa noite de sono (e sem interrupções!)

Redução do stress, melhoria da memória e do próprio sistema imunitário. Estes são apenas alguns dos benefícios que pode obter com uma melhor noite de sono.

Uma boa noite de sono é essencial para recuperar as energias gastas ao longo do dia anterior e, como consequência, estar mais pronto para enfrentar o dia seguinte. Também irá garantir diversos benefícios a nível de saúde.

Apesar de ser benéfica, nem sempre é fácil ter uma noite de sono profundo. Se for o seu caso, experimente as dicas que lhe deixamos abaixo.

 

5 dicas para ter uma boa noite de sono

1. Melhore o ambiente do quarto

Ter um bom ambiente na divisão é essencial para garantir uma boa noite de sono.

Experimente trocar a lâmpada do quarto e opte por uma luz mais suave, de preferência amarela, para que o conforto se mantenha, mesmo quando liga a luz. Tente, ainda, implementar um estilo mais minimalista na divisão e guarde os objetos desnecessários dentro de caixas.

Além disso, aposte em boa roupa de cama. Opte por lençóis suaves, edredões aconchegantes – escolhidos de acordo com o tempo quente ou frio – e almofadas que se adequem às suas necessidades. Aliás, a almofada costuma ser uma das principais razões pelas quais se tem uma má – ou excelente – noite de sono.

Se não sabe como escolher a almofada que melhor se adequa às suas necessidades, consulte o conteúdo que se encontra na página 21 do catálogo Kasa online. No mesmo folheto, pode encontrar uma almofada viscoelástica a 14€, com dimensões 45x60cm. Ao escolher a almofada, deve ter em conta a posição em que costuma dormir, pois a almofada ideal para quem dorme de barriga para baixo não é a mesma para quem dorme de lado. Além disso, se se mexe muito durante a noite, as almofadas retangulares e altas são melhores opções do que as almofadas quadradas. Ainda, é possível encontrar outras opções de almofadas na Worten, El Corte Inglês e também no Ikea, que oferece almofadas de penas, poliester, ergonómicas e espuma memory.

2. Desligue o telemóvel ou mantenha-o em silêncio

Igualmente importante é manter uma rotina de sono, ou seja, deitar-se sempre à mesma e largar o telemóvel antes desse horário. Lembrando que também não deve agarrar no telemóvel durante a noite porque a luz do dispositivo afeta o sono.

Tenha, ainda, o telemóvel em silêncio durante a noite para evitar receber as notificações. Afinal, a vibração – ou o som – do telemóvel podem despertá-lo.

3. Pratique exercício físico

Praticar exercício físico regularmente irá promover a sensação de bem-estar e diminuir os níveis de stress e ansiedade. A Organização Mundial de Saúde recomenda, para adultos, a prática de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica de moderada intensidade ou 75 a 150 minutos de atividade aeróbica de vigorosa intensidade.

No entanto, deve-se evitar a prática de exercício a partir do final da tarde, pois o resultado pode ser a dificuldade em adormecer.

4. Aprenda técnicas que ajudem a gerir o stress

O stress e ansiedade do dia-a-dia podem promover dificuldades em adormecer à noite. Portanto, além da prática de atividade física, as pessoas devem usar outras técnicas que ajudem a gerir o stress e a promover o bem-estar.

Organizar a semana, priorizando o que é mais importante, é uma excelente forma de se sentir menos stressado ao longo dos dias. Adicione à rotina momentos de lazer para que possa fazer atividades relaxantes e esquecer as preocupações.

5. Evite beber café durante a tarde

O café é o inimigo do sono, principalmente se for consumido a partir do horário da tarde. Claro que este horário é genérico e algumas pessoas podem dormir bem, desde que não consumam a partir do final da tarde.

Caso esteja a sentir dificuldades em adormecer, experimente diminuir o consumo desta bebida.

 

E se mesmo assim não conseguir dormir?

Resumindo, para melhorar a qualidade do seu sono, pode:

  • Melhorar o ambiente do quarto (alterando a decoração e arrumação, trocando a roupa de cama ou escolhendo uma almofada que se adeque às suas necessidades);
  • Desligar aparelhos eletrónicos o mais cedo possível (evitar o seu uso durante a noite e colocar o telemóvel no silêncio também é essencial);
  • Adicionar momentos de lazer e atividade física à rotina;

No entanto, se mesmo assim continuar a sentir dificuldades em adormecer, deve contactar um especialista na área. Este irá analisar o seu caso e dar-lhe dicas personalizadas para melhorar o seu descanso.

Se a falta de sono for resultado de algum problema de saúde, o profissional irá descobrir e atuar de modo a que o problema seja resolvido de acordo com as possibilidades.

Estas dicas devem ser o suficiente para melhorar, consideravelmente, as suas noites de sono. Experimente e conte-nos os resultados.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -