Movimentos sociais, organizações sociais, partidos políticos e entidades sindicais, entre outros representantes da sociedade civil formaram nesta segunda-feira (5) uma Frente Ampla em defesa das eleições diretas para presidente. 55 entidades divulgaram uma agenda de mobilização para os estados brasileiros com as bandeiras Fora Temer, Diretas Já e contra as reformas trabalhista e previdenciária.
A orientação da Frente Ampla é que cada Estado monte o próprio calendário de manifestações incorporando o manifesto dos artistas a favor das Diretas. A formação de comitês populares pelas diretas e a coleta de assinaturas são algumas das ações definidas pela Frente para avançar a mobilização.
Com a definição da data indicativa de greve geral dos trabalhadores para o dia 30 de junho, a Frente convoca os estados a colaborarem com a mobilização do movimento sindical, que também traz a reivindicação das diretas já, assim como participar da Frente Partidária e Parlamentar pelas Diretas Já, que será constituída no Congresso Nacional.
Confira o calendário da Frente Ampla dos Movimentos
- 8 de Junho – Lançamento da Frente Parlamentar Suprapartidária pelas Diretas – na camara dos deputados
- 11 de Junho – Ato Político Cultural por Diretas Já – Farol da Barra em Salvador -BA
- 11 de Junho – Ato Show #PoaDiretasJa – Parque da redenção em Porto Alegre – RS
- 16 de Junho – Ato politico pelas Diretas durante o Congresso Nacional da UNE, em Belo Horizonte – MG
- 19 de Junho – Ato pela Democracia e contra a violência no Campo – Belém – PA
- 30 de Junho – Greve Geral convocada por todas as centrais sindicais do país
Texto original em português do Brasil
Exclusivo PV / Tornado