A Universidade Federal do Maranhão recebe exposição do fotógrafo e jornalista português Luís Guita “Do Rio a Pindaré, um outro Brasil”.
“Do Rio a Pindaré, um outro Brasil” é a exposição do fotógrafo e jornalista português Luís Guita que a Universidade Federal do Maranhão, através do Departamento de Assuntos Culturais, inaugurou dia 21 de Junho no Palacete Gentil Braga, em São Luís. A exposição estabelece uma ligação entre o Rio de Janeiro e o Maranhão e revela pormenores da imensidão vivencial do Brasil. A exposição pode ser visitada até 20 de Julho.
Para a construção da exposição, Luís Guita usou material fotográfico recolhido durante várias viagens que realizou ao Brasil entre 2009 e 2013.
A primeira vez que vim ao Brasil foi em 2009. Nessa primeira viagem comecei por descobrir um pouco do Rio de Janeiro, da Baia e do Maranhão. Desde esse primeiro contato desenvolvi uma paixão pelo Brasil, pelas pessoas, cultura, história e natureza. A última viajem tinha sido em 2015 e, na ocasião, aproveitei conhecer um pouco do Pará, Tocantins, Piauí e, é claro, voltar ao Maranhão e rever amigos.”
Luís Guita nasceu em Lisboa. Trabalha como fotógrafo e jornalista.
Desde 1989 que apresenta as suas fotografias em exposições na Europa, América do Sul e África. Franceses, suíços, norte-americanos, canadianos, italianos, luxemburgueses, espanhóis e portugueses estão entre os clientes do seu trabalho fotográfico.
Como jornalista, trabalha no canal internacional de televisão Euronews (França), colaborando também com a Radio France International (França), Swissinfo (Suíça) e Luxemburguer Wort/Contacto (Luxemburgo).
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.